Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sistemas metropolitanos recebem 727 milhões em investimentos

Os sistemas de mobilidade nas áreas metropolitanas vão receber 727 milhões de euros de investimentos no Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP), anunciado ontem pelo Governo, divulgou a secretária de Estado dos transportes. Ana P

06 de Julho de 2005 às 10:37
  • ...

Os sistemas de mobilidade nas áreas metropolitanas vão receber 727 milhões de euros de investimentos no Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP), anunciado ontem pelo Governo, divulgou a secretária de Estado dos transportes. Ana Paula Vitorino detalhou os investimentos previstos no pacote de 8,3 mil milhões de euros destinado ao sector dos Transportes.

Este valor vai ser aplicado na expansão da rede do metro de Lisboa, na conclusão da primeira fase do metro ligeiro no Sul do Tejo, na melhoria das ligações fluviais entre as duas margens do rio e no metro ligeiro do Mondego, explicou Ana Paula Vitorino.

Para a modernização da rede ferroviária convencional destinou-se o montante de 470 milhões de euros a aplicar no eixo ferroviário Norte-Sul, no troço braço de Prata/Chelas, nas linhas suburbanas de Sintra e Cascais, na linha da Beira Baixa, na Linha do sul/ variante Alcácer e na ligação ferroviária de mercadorias Sines/Elvas.

Para a melhoria das acessibilidades e modernização do sistema marítimo portuário estão destinados 395 milhões de euros, até 2009. Este capítulo contempla a recuperação do terminal Euro minas, a construção de acessos ferroviários ao porto de Aveiro, a instalação da agência europeia de segurança marítima em Lisboa, o alargamento do terminal de contentores de Alcântara, a construção de uma nova gare para passageiros no Jardim do Tabaco, a navegabilidade no rio Guadiana e a melhoria das acessibilidades e segurança no rios Douro e Arade. Neste pacote está ainda considerado o sistema de controlo de tráfego marítimo/ cts.

A secretária de Estado dos Transportes anunciou também 170 milhões de euros para as plataformas logísticas com destaque para os projectos de infra-estruturas logísticas do porto de Sines e para uma plataforma na área metropolitana do Porto.

O pacto para os transportes prevê também 1,5 mil milhões de euros para a alta velocidade e ainda 53,2 milhões de euros para um programa de tecnologias de informação e sistemas de ética para os transportes metropolitanos. Um dos projectos contemplado é o fecho físico da rede de estações sub- urbana da CP na grande Lisboa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio