Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Selo do carro" deverá render 315 milhões ao Estado em 2015

O Imposto Único de Circulação vai gerar maior receita no próximo ano, de acordo com as projecções do Governo. O encaixe deverá crescer cerca de 18% fruto do aumento das vendas de veículos e a aplicação do imposto sobre carros estrangeiros.

Miguel Baltazar
15 de Outubro de 2014 às 18:53
  • ...

O Governo prevê arrecadar mais receita com o Imposto Único de Circulação (IUC) em 2015. Na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano aponta para um valor de quase 315 milhões de euros, o que representa um aumento de 18% face ao estimado para o total deste ano.

 

"No que concerne ao IUC, em 2015, prevê-se que a receita líquida em sede deste imposto se situe em 314,8 milhões de euros", refere o Executivo. Este ano, a estimativa do Governo é de que o IUC renda 265,4 milhões de euros aos cofres do Estado. Ou seja, aponta para um aumento de 18,6% em relação ao previsto para este ano.

 

"Esta estimativa reflecte a tendência de crescimento deste imposto verificado no presente ano, bem como a perspectiva de crescimento da venda de automóveis em 2015", lê-se no documento entregue esta quarta-feira na Assembleia da República. Além disso, para o aumento deverá contribuir também o fim da isenção para veículos com matrícula estrangeira.

 

"O IUC incide sobre os veículos (…) que, não sendo sujeitos a matrícula em Portugal, aqui permaneçam por um período superior a 183 dias, seguidos ou interpolados", refere o documento. Ou seja, desde que o carro esteja em Portugal mais de metade do ano, mesmo que apenas de forma interpolada, o seu proprietário passa a pagar o IUC como os restantes veículos com matrícula nacional.

Ver comentários
Saber mais Imposto Único de Circulação Orçamento do Estado automóveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio