Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble preocupado com a economia francesa

Ministro das Finanças da Alemanha estará preocupado com o desempenho da economia gaulesa e pondera pedir, aos conselheiros do governo germânico, para elaborarem um estudo sobre o que a França deve fazer para impulsionar a sua economia.

09 de Novembro de 2012 às 14:05
  • 9
  • ...
Wolfgang Schäuble (na foto) está preocupado com o desempenho económico da França.

O ministro das Finanças da Alemanha terá levantado a hipótese de vir a ser elaborado, por um grupo de conselheiros económicos do Governo alemão, um estudo sobre o que poderá a França fazer para melhorar o desempenho da sua economia. Esse estudo - a concretizar-se - deverá conter propostas de reformas que Paris poderá realizar para melhorar o desempenho económico.

Contudo, Berlim ainda não pediu formalmente aos seus conselheiros para efectuarem esse estudo. A notícia está a ser avançada pela agência Reuters que cita duas fontes que falaram sob anonimato.

As preocupações de Schäuble não se restringem apenas ao facto da França ser a segunda maior economia da Zona Euro. O governante germânico teme que um enfraquecimento da economia gaulesa possa “assombrar” o desempenho da economia alemã, assim como, do restante bloco do euro.

Este estudo - que ainda não foi formalmente pedido – surge numa altura em que as preocupações de Berlim e de alguns economistas alemães têm vindo a crescer quanto à saúde da economia francesa.

Segundo Lars Feld, um dos economistas que integra o conjunto de conselheiros do governo alemão, citado pela Reuters, “as preocupações estão a crescer devido à falta de acção do governo francês no que diz respeito às reformas do mercado laboral”. Este economista garantiu ainda à agência de informação que não foi feito ainda um pedido formal do governo germânico para que esse estudo seja elaborado.

Esta manhã, o Banco de França revelou o índice de confiança dos empresários e tal como em previsões anteriores, apontou que pode registar-se, no quarto trimestre deste ano, uma diminuição do PIB gaulês. Sendo que, pela primeira vez em três anos, a França pode mesmo vir a enfrentar uma recessão económica.

O governo francês tem estado sob forte pressão por parte dos grandes empresários franceses para encetar medidas que promovam a competitividade da economia. Esta semana, o executivo liderado por François Hollande (na foto) anunciou que os dois escalões de IVA mais elevados vão subir, em 2014, enquanto a taxa mais baixa desce.

Em simultâneo, o Governo vai cortar a despesa pública em 10 mil milhões de euros, em 2014 e 2015, segundo avançava a imprensa internacional no passado dia 6 de Novembro. O objectivo destas medidas é financiar a descida das contribuições sociais das empresas, num valor total de 20 mil milhões de euros e tentar fomentar o emprego.
Ver comentários
Saber mais Ministro das Finanças da Alemanha Schäuble economia francesa recessão Hollande
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio