Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Romney vence primárias republicanas em cinco Estados

O líder da corrida à nomeação como candidato presidencial pelo Partido Republicano dos EUA, Mitt Romney, venceu as primárias nos Estados de Nova Iorque, Pensilvânia, Connecticut, Rhode Island e Delaware, que foram na terça-feira a votos.

25 de Abril de 2012 às 09:26
  • ...
Com apenas 13 por cento dos votos contabilizados no Connecticut, o ex-governador do Massachusets e previsível rival de Barack Obama nas presidenciais de Novembro garante, para já, 67 por cento dos votos expressos nas urnas, seguido do congressista Ron Paul, com 13 por cento, e do ex-porta-voz da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, com 10 por cento.

Em Rhode Island, com 11 por cento dos votos contabilizados, Romney conquistou até ao momento 60 por cento dos votos, seguindo-se Paul, com 26 por cento, e Gingrich, com sete por cento, de acordo com os dados avançados pela cadeia de televisão CNN.

Na Pensilvânia, onde estão contabilizados 17 por cento dos votos, Romney conta com 56 por cento da votação e Rick Santorum, que foi senador por este Estado, com 19 por cento, apesar de ter saído da corrida há duas semanas.

Em Delaware, com 66 por cento dos votos contados, Romney acumula 56 por cento da votação face aos 26 por cento garantidos por Gingrich e 11 por cento por Ron Paul.

Em Nova Iorque estão contabilizados sete por cento dos votos, mas Romney garante já 56 por cento dos votos, enquanto Ron Paul e Gingrich estão empatados na segunda posição, com 16 por cento, respectivamente.

Nas primárias desta noite, as primeiras desde que Rick Santorum abandonou a corrida republicana, estão em jogo 209 delegados. Romney começou o dia de terça-feira com 698 delegados face aos 260 de Santorum, 137 de Newt Gingrich e 75 de Ron Paul.

Romney necessita de garantir 1.144 delegados para formalmente vencer a nomeação como candidato republicano às presidenciais na convenção nacional do partido agendada para agosto em Tampa, na Florida.

Romney lançou, porém, esta noite em New Hampshire a sua campanha para as presidenciais e, com a economia a dominar os discursos, apelou aos americanos para "esperarem um pouco mais", garantindo que "uma melhor América começa esta noite".

"Temos visto a esperança e os sonhos a desvanecerem-se por falsas promessas e uma liderança fraca. A todo o lado onde vou, os americanos estão fartos de estarem fartos e muitos daqueles que têm a sorte de ter um emprego estão a trabalhar mais por menos", acrescentou.

As primárias de terça-feira poderão ditar a saída de Gingrich da corrida, que anunciou estar a avaliar as suas opções, podendo tomar uma decisão nos próximos dias.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio