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Rio Tejo vai ter duas novas travessias
O ministro dos Transportes e Obras Públicas, António Mexia, já decidiu avançar com duas novas travessias sobre o Rio Tejo, uma rodoviária e outra ferroviária, sendo a primeira entre Algés e Trafaria.
O ministro dos Transportes e Obras Públicas, António Mexia, já decidiu avançar com duas novas travessias sobre o Rio Tejo, uma rodoviária e outra ferroviária, sendo a primeira entre Algés e Trafaria.
No caso da rodoviária, a decisão já está tomada, no sentido de construir uma via, em ponte ou em túnel, no corredor Algés-Trafaria, permitindo o fecho da CRIL e a ligação ao IC22.
Em relação à nova travessia ferroviária, a decisão de a construir é neste momento muito «provável», segundo o ministro.
Mexia considera que, face aos custos deste investimento, em relação à opção alternativa, que seria a utilização da Ponte 25 de Abril, para a entrada do comboio de Alta Velocidade em Lisboa, será necessário ainda detalhar e fundamentar esta opção, antes de avançar com o projecto, embora admita que esta nova travessia é a opção mais provável.
A nova travessia ferroviária Chelas-Barreiro fará parte da ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid, cujas opções e detalhes do projecto serão apresentados em breve
Estas opções tiveram por base recomendações elaboradas por um grupo de trabalho, constituído pelo presidente do Conselho de Obras Públicas, a presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes e o especialista em transportes, José Manuel Viegas.
As recomendações foram no sentido que as duas travessias devem ser pensadas separadamente, apontando o corredor Algés-Trafaria para a rodoviária e o Chelas-Barreiro para a ferroviária.