Notícia
Chega fica com a presidência. Estes são os 24 deputados da CPI à Efacec
Arranca esta quarta-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão do Grupo Efacec. São 24 os deputados que tomam posse numa CPI que será presidida pelo Chega.
Vai ser o Chega a presidir à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão do Grupo Efacec. O partido liderado por André Ventura fica com a presidências de uma CPI que pretende escrutinar tanto a nacionalização da empresa em 2020 como a reprivatização que levou à entrega da Efacec à Mutares.
O Chega conta com quatro dos 24 deputados que vão tomar posse na CPI que pretende ouvir um leque de personalidades para encontrar respostas a 15 questões-chave sobre a Efacec, nomeadamente sobre a decisão da nacionalização, o papel do Estado enquanto acionista após a nacionalização, mas também a decisão da venda ao fundo alemão.
Do lado do partido liderado por André Ventura estão os deputados Filipe Melo, Rita Matias, Nuno Simões de Melo e Daniel Teixeira, sendo um deles votado presidente da CPI. O PSD e PS têm sete deputados, cada, ficando os restantes partidos, a IL, o BE, o PCP, o Livre, o CDS-PP e o PAN com um, cada um.
O PSD leva para a CPI Alexandre Poço, Gonçalo Laje, Ângela Almeida, entre outros, enquanto o PS, que foi o único partido a votar contra a realização desta CPI vai estar representado com, entre outros, Carlos Pereira, Carlos Brás e Hugo Costa.
A Iniciativa Liberal, que foi o partido que lançou a proposta da CPI, vai estar representada por Mário Amorim Lopes, numa primeira fase. O deputado assume o cargo, mas será, depois, substituído no início de fevereiro por Carlos Guimarães Pinto.
Veja a lista dos 24 deputados (e dos nove suplentes)
PSD
Alexandre Poço
Ângela Almeida
Bruno Ventura
Dinis Faísca
Gonçalo Lage
João Vale E Azevedo
Marco Claudino
PS
Carlos Brás
Carlos Pereira
Hugo Costa
José Carlos Barbosa
José Rui Cruz
Patrícia Caixinha
Sofia Andrade
Chega
Daniel Teixeira
Filipe Melo
Nuno Simões de Melo
Rita Matias
Iniciativa Liberal
Mário Amorim Lopes
Bloco de Esquerda
Joana Mortágua
PCP
António Filipe
Livre
Filipa Pinto
CDS-PP
Paulo Núncio
PAN
Inês de Sousa Real
Suplentes
Alberto Fonseca (PSD)
Andreia Bernardo (PSD)
André Pinotes Batista (PS)
Fátima Correia Pinto (PS)
José Barreira Soares (Chega)
Marcus Santos (Chega)
Albino Ramos (IL)
Isabel Pires (BE)
Alfredo Maia (PCP)