Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Revista de Imprnesa diária

Leia aqui as principais notícias económicas de hoje

01 de Setembro de 2008 às 07:52
  • 3
  • ...
Custos com juros sobem mais de um terço (Jornal de Negócios) A crise financeira que teve início no Verão passado afectou de diversas formas a actividade das empresas. Uma das mais directas está relacionada com a subida acentuada das taxas de juro, um "fardo" que penalizou de forma notória os resultados das cotadas portuguesas e foi mesmo um dos principais factores a explicar a redução dos lucros.

Entre as cotadas não financeiras do PSI-20 que já divulgaram os relatórios semestrais, onde é detalhada a factura com o pagamento de juros à banca, a tendência aponta para um forte aumento dos custos financeiros.


BCP admite concentrar "private banking" na baixa de Lisboa (Jornal de Negócios) O Banco Comercial Português admite vir a concentrar na baixa de Lisboa a operação de "private banking" desenvolvida na área da capital do País. Uma das possibilidades que estão a ser equacionadas é a instalação desta actividade no edifício da Rua Augusta, que o conselho de administração da instituição desocupou depois de se ter instalado no Tagus Park, parque de escritórios do concelho de Oeiras. “Governo vai fazer tudo pela maioria absoluta” (Diário Económico) Marcelo Rebelo de Sousa afirma, em entrevista, que o Governo vai fazer tudo pela maioria absoluta. O ex-líder do PSD diz considera ainda que Manuela Ferreira Leite “devia fazer mais um bocadinho”. O Orçamento do Estado para 2009 vai marcar o regresso da política.



Caixa perde mais de 600 milhões na bolsa (Diário Económico) As principais participações financeiras da Caixa Geral de Depósitos (CGD) estão a ter um impacto substancialmente negativo nos resultados do banco estatal. O relatório e contas semestral da CGD divulgado no fim de semana mostra que, a 30 de Junho, as menos-valias potenciais eram de 494,7 milhões de euros. Dois meses depois, as perdas ascendem já a 624,6 milhões de euros, segundo cálculos efectuados pelo Diário Económico com base no valor de aquisição registado a 30 de Junho e no valor de mercado das participações a 29 de Agosto.



Fundo de inovação das eólicas arranca mas não chega aos 70 milhões previstos (Público) A campanha de distribuição gratuita de 4,5 milhões de lâmpadas eficientes, promovida pelo Governo e patrocinada por EDP, CTT, Sonae e Jerónimo Martins vai servir para pôr em acção o aguardado fundo de inovação financiado pelos consórcios que ganharam os dois concursos eólicos, Eneop e Ventinveste. O primeiro é liderado pela EDP e Enercon, o segundo pela Galp Energia e Martifer.

Real Companhia Velha comprou a Quinta de Ventozelo no Douro aos espanhóis da Proinsa (Pùblico) A Real Companhia Velha comprou, aos espanhóis da Proinsa, a Quinta de Ventozelo, uma das mais maiores e mais antigas quintas do Douro, que tem a particularidade de fazer fronteira com a Quinta das Carvalhas, já propriedade da empresa portuguesa.

Falha na avaliação limita prémios na função pública (Diário de Notícias) A atribuição, este ano, de prémios de desempenho aos 5% de funcionários que melhor se distinguiram na administração pública vai ficar pelo caminho. Tudo porque a aplicação do sistema de avaliação de desempenho da administração pública (SIADAP) no ano passado não correu da melhor forma em vários organismos e agora muitos dirigentes não se sentem seguros na distinção dos mais competentes. Assim, ao contrário do que chegou a ser anunciado pelo Governo e reforçado pelo grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) na elaboração da lei do Orçamento do Estado para 2008, os prémios de desempenho não vão chegar aos melhores 5%.



Empresas líbias querem entrar na banca, energia e turismo (Diário de Notícias) Mais de uma dezena de empresários líbios pretendem investir em força em Portugal. Os sectores da banca, energia, turismo e portuário são os principais alvos dos investidores do país liderado por Muammar Kadhafi. O interesse foi revelado ao Executivo português por uma delegação de empresários líbios que se deslocou na semana passada a Portugal para esse fim, apurou o DN junto do Ministério da Economia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio