Notícia
Revista de Imprensa - 3ª feira
Destaques de hoje da imprensa económica.
«Governo não apoia refinaria de Sines» Jornal de Negócios
O projecto da nova refinaria de Sines começou por ser aplaudido pelo Governo mas agora é rejeitado. «Quero dizer com clareza que ou o projecto da refinaria Vasco da Gama é reformulado ou o Governo não está em condições de o apoiar», assegura o ministro Manuel Pinho, em declarações ao Jornal de Negócios Com consecutivas alterações ao modelo inicial, a refinaria de Patrick Monteiro de Barros é hoje alvo de críticas pelo ministro da Economia. «Portugal considera prioritário o investimento directo estrangeiro, mas não a qualquer preço », diz o governante.
Mil milhões para a nova rede logística Jornal de Negócios
A rede nacional de Plataformas Logísticas que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, apresenta hoje no Porto, vai gerar um investimento de mil milhões de euros nos próximos três anos. A rede vai ser constituída por 15 plataformas e criar 5.000 empregos.
As sociedades do «off-shore» da Madeira não têm de entregar o Pagamento Especial por Conta. Quem o diz é o Tribunal do Funchal, naquela que foi a primeira sentença sobre o litígio que opõe o Estado a quase quase mil empresas. Um revés para Paulo Macedo e Amaral Tomaz.
Acções em máximos históricos Jornal de Negócios
As acções mundiais ultrapassaram Ontem pela primeira vez o recorde da bolha especulativa.
Governo quer câmaras municipais com revisores oficiais de contas Diário de Notícias
O Governo, no âmbito da revisão da Lei das Finanças Locais, pretende colocar um revisor oficial de contas (ROC) em cada município de forma a zelar pela legalidade das contas camarárias,.
Mais dois anos a perder no emprego e nos salários Diário de Notícias
Os próximos dois anos vão ser de forte aperto financeiro para os portugueses, num cenário de aumento do desemprego, contenção salarial e agravamento dos perigos de sobreendividamento. Esta perspectiva sombria para a situação económica da população portuguesa foi ontem feita pela Comissão Europeia.
Reestruturações explicam 70% do emprego destruído Diário de Notícias
Nos dois últimos trimestres de 2005, aproximadamente 70% do emprego destruído na Europa dos 25 ficou a dever-se a processos de reestruturação de empresas, logo seguido pelas falências, fusões e deslocalizações, referiu ontem o director do gabinete da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lisboa.
Manuel Pinho faz ultimato a Monteiro de Barros por causa da refinaria de Sines Público
Projecto inicial tem de ser reformulado tanto no que se refere às licenças para poluir, como aos incentivos financeiros.
Baixa de importações têxteis da China recebida com cautelas em Portugal Público
Associação Têxtil e Vestuário de Portugal quer alargar restrições a outros produtos chineses.p>
Código de obras públicas em discussão Público
Anteprojecto vai ser apresentado amanhã numa cerimónia pública no CCB.
Bruxelas apoia Governo mas confirma crise Diário Económico
A Comissão Europeia apoiou ontem a estratégia do Governo português para garantir a consolidação orçamental. p>
Algarve tem água garantida para o próximo Verão Diário Económico
Chuvas de Inverno enchem Albufeiras e garantem abastecimento, afirma Pedro Serra, presidente da Águas de Portugal.
As prioridades políticas de Sócrates para 2007 Diário Económico
No próximo ano, o Governo quer criar um novo instrumento para gestão dos recursos humanos na Função Pública. Até agora, a Base de Dados da Administração Pública (BDAP) ainda não foi actualizada.
Taxa de desemprego sobe para 8,3% Correio da Manhã
O desemprego em Portugal vai ser mais alto que a média da União Europeia já no próximo ano. De acordo com as previsões ontem reveladas pela Comissão Europeia.
IBM cria em Braga mil novos empregos Correio da Manhã
A multinacional IBM vai instalar em Braga um centro de consultoria, auditoria e gestão de negócios destinado a trabalhar com empresas do Sul da Europa.
Preço do petróleo e taxas de juro revistos em alta pelo Governo Jornal de Notícias
O Governo reviu em alta as previsões para o preço do petróleo e taxas de juro, bem como para a inflação, em 2006 e 2007, e elegeu a consolidação orçamental e a modernização da Administração Pública como prioritárias para o próximo ano, a par da qualificação e do desenvolvimento.
Portugueses gastaram 330 euros em cerveja Jornal de Notícias
Os portugueses consumiram no ano passado 622,4 milhões de litros, menos dois milhões de litros do que em 2004, revelou ontem a Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APPC). Em termos individuais, cada um consumiu qualquer coisa como 61,3 litros, o que implicou um gasto médio de 331,5 euros por habitante.