Notícia
Reserva Federal mantém juros nos 1,25%
A FED manteve a principal taxa de juro nos 1,25%, o valor mais baixo desde 1961, com os analistas a preverem que o cenário se mantenha inalterado nos próximos nove meses, por forma a evitar que a maior economia mundial caia de novo em recessão.
A decisão era esperada pelos analistas, depois da instituição liderada por Alan Greenspan ter procedido a um corte de 50 pontos base para os 1,25% na reunião do dia 6 de Novembro passado, o valor mais baixo dos últimos 41 anos.
O comité de política monetária da FED apelidou o corte do mês passado de «garantia» contra uma maior deterioração económica.
A economia deverá crescer a uma taxa anual de 1,4% no último trimestre do ano, abaixo dos 4% registados no terceiro, segundo os economistas inquiridos pelo Blue Chip Economic Indicators.
O desemprego cresceu para os 6% no mês passado, igualando o máximo de oito anos atingido em Abril passado, com a economia a eliminar cerca de 40.000 postos de trabalho.
Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu a sua principal taxa de juro em 50 pontos base para os 2,75%, devido a um inflação controlada na Zona Euro e a perspectivas de estagnação económica no princípio de 2003.