Notícia
Regulador europeu propõe deferir bónus dos banqueiros até cinco anos
Comité Europeu de Supervisão Bancária propôs hoje novas regras para o pagamento de bónus aos banqueiros, sendo que grande parte será paga de forma faseada, para desincentivar o risco.
08 de Outubro de 2010 às 21:30
![](http://www.jornaldenegocios.pt/images/2010_07/eurobcebancocentraleuropeunot.jpg)
As medidas do supervisor não são consensuais na Europa, recebendo a oposição do Reino Unido e dos reguladores de França e Espanha, que temem uma penalização do sector na Europa, caso as propostas não sejam seguidas por outros países, como os Estados Unidos.
Segundo a Bloomberg, os banqueiros podem receber de imediato, e em dinheiro, 25% dos bónus atribuídos, sendo que no total, incluindo os pagamentos deferidos, a percentagem em dinheiro pode chegar a metade dos bónus. O resto será pago em acções, sendo que os impostos podem ser cobrados antes das opções serem exercidas.
Os especialistas afirmam que com a aplicação destas novas regras, a Europa passa a ser uma das regiões do globo com as medidas mais rigorosas no pagamento de bónus. “Vai ser uma grande desilusão para a indústria bancária europeia”, afirmou à Bloomberg Jon Terry, partner da PricewaterhouseCoopers.
O “Financial Times” conclui que estas regras podem representar o “caos” para a banca europeia.