Notícia
Radares da VCI vão começar a multar
Ainda em Novembro, os radares da Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, vão entrar em funcionamento, passando a autuar quem exceder os 80 km/hora.
Há 11 anos que o excesso de velocidade detectado pelos radares da Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, não é penalizado.
Foi em 2003 que os primeiros radares instalados na VCI, nas zonas da Prelada e das Antas, passaram a estar activos, com multas, sob gestão da Câmara do Porto, em colaboração com a PSP. Nessa altura, o limite de velocidade era de 90 km/hora e as coimas variavam entre os 120 e os 1.200 euros, conforma a contra-ordenação.
Os radares viriam a ser desactivados em 2007. Seis anos depois, quando foram transferidos para a Infra-estruturas de Portugal (IP), voltaram a assinalar as infracções mas sem que tal se traduzisse em multas, porquanto os dados não eram comunicados às entidades competentes para processamento de contra-ordenações.
Entretanto, as infracções passaram a ser comunicadas à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Mas multas, nada.
Este sábado, 3 de Novembro, o "Jornal de Notícias" avança que os radares da VCI vão entrar em funcionamento neste mês, passando a autuar quem exceder os 80 km/hora, o limite de velocidade fixado.
A garantia foi dada a este diário pela ANSR, a entidade que tem competência para aplicar multas.
"A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária está a promover testes, prevendo-se que os radares entrem em funcionamento durante o corrente mês de Novembro", adiantou a ANSR ao jornal.