Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Think tank" de Passos Coelho arranca a 20 de Setembro

A plataforma "Construir Ideias" de Pedro Passos Coelho, um grupo de reflexão criado pelo candidato derrotado nas últimas eleições directas do PSD, terá o primeiro debate a 20 de Setembro. "Produção, consumo e eficiência energética para a próxima década em Portugal" é o título da primeira conferência.

05 de Setembro de 2008 às 18:26
  • ...
A plataforma “Construir Ideias” de Pedro Passos Coelho, um grupo de reflexão criado pelo candidato derrotado nas últimas eleições directas do PSD, terá o primeiro debate a 20 de Setembro. “Produção, consumo e eficiência energética para a próxima década em Portugal” é o título da primeira conferência.


De acordo com o programa provisório, a que o Negócios teve acesso, a iniciativa abre com Passos Coelho a apresentar o grupo de reflexão e prossegue com uma intervenção de Mira Amaral, com o tema “o 3º choque petrolífero e a evolução dos sistemas energéticos”, e uma mesa redonda sobre energias renováveis, em que se falará de biocombustíveis, energia eólica, solar e das ondas.

Da parte da tarde, aguarda-se um debate mais aceso quando se discutir a energia nuclear, que volta assim a entrar na agenda política depois de, em Julho, o Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, ter aconselhado o Governo a lançar um debate sobre a solução nuclear em tempo de crise.

Em declarações anteriores à imprensa, Pedro Passos Coelho, que faz parte do Conselho Nacional do PSD, frisou que “não podemos ter assuntos tabus e a opção pelo nuclear não é ideológica”.

Entre os oradores convidados, estão os nomes de Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia no governo de Cavaco Silva, Pedro Sampaio Nunes, ex-secretário de Estado da Ciência e Inovação de Santana Lopes, Carlos Martins, presidente do grupo Martifer, e o investigadores Sucena Paiva, do Instituto Superior Técnico.

Esta plataforma, que Passos Coelho encara como “não concorrencial, mas complementar” ao trabalho do Instituto Progresso Social e Democracia (IPSD), dirigido por Alexandre Relvas e que será responsável pelo programa eleitoral do PSD nas eleições de 2009, irá debater, num segundo momento, os investimentos em infra-estruturas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio