Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Alemanha está preparada para cumprir as expectativas"

Presidente do parlamento alemão diz estar "impressionado" com o facto de os acordos em Portugal, decorrentes do programa de ajuda externa, estarem a ser efectivamente implementados. Veja aqui o vídeo.

"Alemanha está preparada para cumprir as expectativas"
14 de Fevereiro de 2012 às 16:36
  • 3
  • ...
Norbert Lammert afirmou hoje que a Alemanha “não tem ilusões” sobre a carga de expectativas que sobre ela recai neste momento de crise do euro e do projecto europeu, e assegurou que a maior economia europeia estará à altura do desafio, que tem – precisou –de ser respondido de forma realista.

“Estamos preparados para cumprir as expectativas, mas essas expectativas têm de ser respondidas de forma realista, não apenas com declarações retóricas”.

O presidente do Bundestag revelou-se ainda “impressionado” com o facto de os acordos em Portugal estarem a ser efectivamente implementados.

Sobre a conversa entre os ministros alemão e português das Finanças, Lammert não se quis alongar, recusando especular sobre um eventual ajustamento do acordo assinado com Portugal.

"Nunca ouvi Wolfgang Schäuble dizer que não confia (nos países), ouvi-o dizer, e bem, que o parlamento alemão observa os desenvolvimentos nos vários países europeus", respondeu Norbert Lammert a uma questão sobre a conversa informal entre os ministros das Finanças português e alemão captada por uma câmara de televisão.

"E podemos ver que houve desenvolvimentos muito diferentes em Estados-membros diferentes. Nesse sentido, concordo com o que se disse que Schäuble disse: se há desenvolvimentos diferentes estamos a lidar com situações diferentes", prosseguiu o responsável, acrescentando não ter visto nem ouvido a conversa e, por isso, basear-se no que sobre ela foi escrito.

Sobre a abertura da Alemanha a um ajustamento do acordo assinado pela troika com Portugal, Lammert afirmou que "até agora não houve nenhum pedido português" nesse sentido e recusou pronunciar-se sobre um cenário eventual.

"Até agora não houve nenhum pedido do governo português sobre qualquer tipo de ajustamento. Pelo contrário, até agora há uma declaração de que há um programa definido e que todos esperam que funcione. Não devemos especular sobre se e que novas condições podem ou devem ser necessárias", disse aos jornalistas na Assembleia da República.

Questionado sobre se Portugal está em melhor situação que a Grécia, Lammert repetiu que se verificam "situações muito diferentes": "Estamos impressionados, por exemplo, no que diz respeito a Portugal, por não só termos acordos e pactos negociados, como esses acordos estarem a ser implementados".

Norbert Lammert, presidente da câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag) desde 2005, iniciou hoje uma visita de dois dias a Portugal com um encontro com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. Lammert esteve entretanto já reunido com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e com o presidente da República Cavaco Silva.

Ver comentários
Saber mais Alemanha presidente Bundestag expectativas visita Portugal Lammert
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio