Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Putin admite impacto negativo das sanções para a economia russa

O presidente russo tinha, até agora, desvalorizado as consequências das sanções, que afetam muitos setores de atividade, incluindo o setor estratégico dos hidrocarbonetos.

SPUTNIK
29 de Março de 2023 às 16:31
  • ...
O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu esta quarta-feira que as "sanções impostas à economia russa a médio prazo podem realmente ter um impacto negativo na mesma", durante uma reunião com o Governo transmitida pela televisão.

Putin tinha, até agora, desvalorizado as consequências das sanções, que afetam muitos setores de atividade, incluindo o setor estratégico dos hidrocarbonetos.

Mais de um ano após o início da ofensiva na Ucrânia, o "desemprego está no seu nível mais baixo", com 3,6 por cento, disse Putin, citado pela agência francesa AFP.

Putin referiu que a inflação "cairá abaixo dos 4%" no final de março, depois de ter subido para quase 20% na primavera de 2022. "Mas isto não significa que todos os problemas já tenham sido resolvidos", avisou.

"O regresso a uma trajetória de crescimento não nos deve fazer abrandar", disse Putin, apelando para que a "soberania económica da Rússia seja garantida".

Putin exortou o Governo e os líderes económicos a "assegurarem o rápido lançamento de novos projetos nas indústrias transformadoras, especialmente na produção de produtos de alta tecnologia", um setor atingido pela saída de muitos especialistas para o estrangeiro.

"O nosso sistema financeiro deve desempenhar um papel importante na satisfação das necessidades dos exportadores. E temos de substituir as empresas ocidentais que estavam a trabalhar neste nicho", afirmou.

Ao discursar na Assembleia Federal no final de fevereiro, Putin apelou aos oligarcas russos para repatriarem os seus fundos para a Rússia a fim de apoiar a economia nacional.
Ver comentários
Saber mais Vladimir Putin Rússia Ucrânia Moscovo Europa política energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio