Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial russa recupera em março pela primeira vez desde o início da guerra

Recuperação na produção industrial da Rússia contrariou as previsões dos analistas. Apesar das sanções económicas, a indústria russa continua a crescer, sobretudo devido à produção de armamento e munições. Esta é a primeira vez que cresce desde a invasão da Ucrânia.

14º Moscovo, Rússia
ERGEI KARPUKHIN/reuters
27 de Abril de 2023 às 10:36
  • ...
A produção industrial na Rússia recuperou em março pela primeira vez desde o início da invasão russa na Ucrânia, que dura há mais de um ano. A recuperação contrariou as previsões dos analistas e mostra que, apesar do impacto económico das sanções económicas impostas à Rússia, a indústria russa continua a crescer, sobretudo devido à guerra.

Segundo o Serviço Federal de Estatísticas russo, a produção industrial do país registou uma subida homóloga de 1,2% em março, um valor bem acima da quebra de 1,4% que era antecipada pelos analistas. 

Os setores ligados à produção de armamento militar e outros equipamentos usados na invasão da Ucrânia foram os que apresentaram o desempenho mais forte. A indústria transformadora aumentou mais de 6%, com a produção de bens de metal acabados  onde se incluem armas e munições – a registar uma subida de 30%.

A produção russa de computadores, produtos eletrónicos e óticos registou também um crescimento de 23%. Nessa componente podem estar incluídos, segundo os especialistas, peças para aeronaves e motores de foguetes, além de miras óticas e outros sistemas usados na frente de combate. 

A produção de outros transportes, onde estão abrangidos veículos de combate, aeronaves e navios, também aumentou mais de 10% pelo segundo mês consecutivo.

Por outro lado, a mineração e extração de recursos caiu 3,6%. Já a produção de petróleo não foi divulgada pelo Serviço Federal de Estatísticas russo, ao contrário do que aconteceu nos meses anteriores.

Com o início da guerra na Ucrânia em fevereiro do ano passado, registou-se um "boom" nos gastos do Kremlin com a produção de armamento militar. Os dados sobre a produção são segredo de Estado, mas o presidente russo, Vladimir Putin, tem repetido que as fábricas de armas estão a trabalhar noite e dia para atender à procura por armas.

Ver comentários
Saber mais Rússia produção industrial guerra Ucrânia combates armas munições armamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio