Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD quer eleições antecipadas «o mais cedo possível»

O PSD solicitou ao Presidente da República que convoque eleições legislativas antecipadas «o mais cedo possível», tendo em conta a urgência na resolução da crise política que afecta o país, disse hoje Durão Barroso, presidente do PSD.

20 de Dezembro de 2001 às 14:28
  • ...
O Partido Social Democrata (PSD) solicitou ao Presidente da República que convoque eleições legislativas antecipadas «o mais cedo possível», tendo em conta a urgência na resolução da crise política que afecta o país, disse hoje Durão Barroso, líder do maior partido da oposição.

«Pedimos ao Presidente da República que sejam convocadas eleições legislativas o mais cedo possível», adiantou Durão Barroso à saída de uma audiência com Jorge Sampaio, sublinhando que esta «é uma questão de interesse nacional».

O líder do PSD adiantou que tem «esperança que o Presidente da República (se) decida neste sentido», uma vez que «o país não pode esperar muito tempo», pela resolução da actual indefinição governativa.

Apesar de alertar para a urgência de uma solução, Durão Barroso admitiu que alguns partidos, «nomeadamente o PS, necessitem de algum tempo» para resolver a questão da sua liderança.

«Temos de esperar que o PS resolva o problema da sua liderança para termos uma competição justa» nas prováveis eleições para a escolha de um novo Governo.

Jaime Gama, actual ministro dos Negócios Estrangeiros, afirmou-se ontem como candidato à liderança do PS, tendo hoje retirado a sua candidatura. Paulo Portas anunciou ontem que se mantém à frente do Partido Popular, apesar dos resultados negativos registados na eleição de 16 de Dezembro. O PP agendou um congresso para finas de Janeiro. Manuel Monteiro deverá disputar-lhe a liderança do partido.

Analistas apontam para Março o mês quando deverá decorrer as legislativas, caso Sampaio decida convocar eleições antecipadas.

Durão Barroso escusou-se a comentar a possibilidade de realizar uma aliança com o CDS/PP, alegando que está «concentrado na preparação de um novo programa de Governo», pelo que não se quis pronunciar sobre questões relacionadas com «a vida interna dos partidos».

Até agora todas as forças políticas que se reuniram com Jorge Sampaio, nomeadamente o PSD, PCP, o CDS/PP, o Bloco de Esquerda e os Partido Ecologista «Os Verdes» mostraram-se favoráveis à convocação de eleições antecipadas. O PR vai reunir ainda hoje com o PS.

Sampaio tem neste momento duas opções, sendo a primeira a nomeação de um novo Governo e a segunda, que é considerada a mais provável pelos analistas, a convocação de eleições legislativas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio