Notícia
PS vai "provavelmente" alterar as regras da requalificação
Deputada Catarina Marcelino reafirma a intenção, mas sem certezas.
O PS tem vindo a criticar as regras e a forma como decorre o processo de "requalificação", no âmbito do qual foram enviados mais de 600 funcionários da Segurança Social para casa, mas a intenção de rever o regime não consta do "pré-programa" eleitoral já apresentado pelo partido.
Esta quarta-feira, durante uma audição ao secretário de Estado da Administração Pública sobre o assunto, pedida pelo PS, a deputada Catarina Marcelino quase anunciou uma intenção, mas sem certezas.
Criticando a forma como o processo tem decorrido, a deputada acrescentou que só não será pior porque "esta legislatura vai chegar ao fim e quem vier a seguir provavelmente vai mudar as regras".
Nos últimos meses, o PS prometeu ais funcionários da Segurança Social reverter o seu processo e apresentou uma proposta no Parlamento para revogar as regras aprovadas pelo actual Governo, substituindo-as pelo anterior regime de mobilidade especial, promovido pelo último executivo do PS
Na prática, esta substituição de regras implicaria cortes salariais menos acentuados, e a eliminação do risco de despedimento para os funcionários que nunca tiveram vínculo de nomeação, que no caso da Segurança Social são cerca de uma centena.