Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Programa "Impulso Jovem" arranca com adesão modesta

O programa que prevê a devolução de parte da taxa social única às empresas que contratem jovens desempregados de longa duração teve nas primeiras semanas uma adesão modesta: de 6 a 22 de Agosto houve 24 candidaturas, para 35 postos de trabalho. O objectivo do Governo é apoiar, ao longo de dezoito meses, 20 mil contratações.

  • 2
  • ...
A avaliar por estes primeiros dados, as empresas que se candidatam a este incentivo estão a preferir contratar a prazo, ainda que o apoio seja mais baixo do que quando a contratação é sem termo. Dos 35 novos contratos em causa mais de dois terços (24) são temporários, enquanto os restantes são permanentes.

As empresas que contratem a prazo (por um período de 18 meses) podem pedir a devolução de 75% da TSU, com o limite máximo de 175 euros. A percentagem sobe para 100% quando a contratação é para o quadro, mas esta medida é idêntica a outras que já estavam em vigor.

O relatório de execução do Programa Impulso Jovem - que é hoje discutido entre o ministro Miguel Relvas e os parceiros sociais - mostra ainda que desde o início do mês houve 84 candidaturas a estágios do novo "Passaporte Emprego". O Governo já assumiu o compromisso de alargar o programa à região de Lisboa.

O relatório apenas quantifica a execução destas duas medidas. Os apoios ao empreendedorismo e ao investimento chegam em Setembro. O programa conta com 344 milhões de euros em fundos comunitários, mas o Governo afirma que a reprogramação do QREN garante um total de 1,2 milhões de euros a formação e emprego.

No segundo semestre, a taxa de desemprego chegou aos 15%. Ontem, foi publicada a nova orgânica do centro de relações laborais, que acompanhará os temas do emprego, formação e negociação colectiva, substituindo o antigo Observatório do Emprego.
Ver comentários
Saber mais Impulso Jovem emprego TSU
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio