Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produtividade nos EUA cresceu 4,4% em 2003

A produtividade nos Estados Unidos avançou 4,4% em 2003, depois de em 2002 ter crescido 5%. É a primeira vez desde 1947 que em dois anos seguidos a produtividade cresce mais de 4%.

04 de Março de 2004 às 14:28
  • ...

A produtividade nos Estados Unidos avançou 4,4% em 2003, depois de em 2002 ter crescido 5%. É a primeira vez desde 1947 que em dois anos seguidos a produtividade cresce mais de 4%. No quarto trimestre, a produtividade cresceu 2,6%, menos do que o esperado pelo governo norte-americano e analistas.

Depois de no terceiro trimestre de 2003 a produtividade dos trabalhadores norte-americanos ter crescido 9,5% face a igual período do ano anterior, no quarto trimestre o ritmo de crescimento abrandou para os 2,6%, abaixo dos 2,7% inicialmente previstos pelo governo.

O ritmo de crescimento da produtividade – que mede quanto é que cada trabalhador produz numa hora de trabalho – ultrapassou o crescimento económico nos últimos três anos. Para 2004 a expectativa dos analistas é de que este ritmo abrande, levando as empresas a contratar mais trabalhadores.

«Prevemos que o crescimento da produtividade fique à volta dos 2%, o suficiente para incentivar os empregadores a aumentar a semana de trabalho e contratar mais funcionários», afirmou Joseph Abate, economista da Lehman Brothers, citado pela Bloomberg.

Na última semana o número de novos pedidos de desemprego nos Estados Unidos caiu em sete mil para os 345 mil, perto de um mínimo de três anos, segundo os dados do Departamento de Trabalho, hoje divulgados.

O aumento da produtividade implicou uma redução nos custos de produção, o que por sua vez deverá levar a que a inflação se mantenha baixa. O presidente da reserva federal norte-americana (Fed), Alan Greenspan, anunciou que só subirá as taxas de juro quando a economia dos EUA não correr riscos de uma deflação. A próxima reunião da Fed para decidir políticas de cariz monetário está marcada para 16 de Março próximo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio