Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro australiano desafiado na liderança por membro do seu Governo

Tony Abbott, actual primeiro-ministro australiano, foi desafiado esta segunda-feira, 14 de Setembro, por Malcolm Turnbull, antigo líder do Partido Liberal a defender a sua posição enquanto líder do partido.

Bloomberg
14 de Setembro de 2015 às 12:03
  • ...

Malcolm Turnbull, antigo líder do Partido Liberal australiano e, até hoje, ministro para as Comunicações, desafiou o actual primeiro-ministro Tony Abbott na liderança do partido.

Os ministros do partido Liberal reúnem esta segunda-feira, 14 de Setembro, para decidir quais serão as funções do actual primeiro-ministro e do antigo líder do partido, entre 16 de Setembro de 2008 a 1 de Dezembro de 2009. Horas antes, Tony Abbott tinha negado rumores de uma potencial divisão no partido, para ser depois contrariado por Turnbull, que diz que o país precisa de mudança, escreve a CNN.


"Precisamos de uma mudança pelo bem do nosso partido e do nosso país", afirmou Turnbull. "Precisamos de um tipo de liderança diferente. Precisamos de uma liderança que respeite a inteligência das pessoas e que explique os problemas complexos".

No seu discurso, que já partilhou na sua conta pessoal do Twitter, Turnbull considerou que "o Governo não está a ser bem-sucedido em fornecer o tipo de liderança económica que precisamos", destacando que esta não é uma responsabilidade dos ministros ao nível individual, para depois acrescentar que "o primeiro-ministro não tem sido capaz de responder aos apelos da nação".

"Estamos a dez, onze meses das próximas eleições e cada mês é um mês de oportunidades perdidas", avisa o antigo líder do partido. Se o Governo continuar assim, Turnbull afirma que Bill Shorten, líder do Partido Trabalhista australiano será o próximo primeiro-ministro.

A estratégia defendida pelo agora candidato à liderança do partido é a aposta na "confiança empresarial", de forma a garantir "um salário elevado, um generoso sistema de assistência social e uma sociedade de primeiro mundo".

O actual primeiro-ministro já reagiu afirmando que a decisão deve ser tomada pelos australianos. "A liderança governamental de um país não é um prémio ou um brinquedo que se exija. Deve ser algo conquistado através do voto dos australianos", sublinhou Abbott, citado pela CNN.

As declarações do primeiro-ministro australiano foram suportadas pelo antigo líder do Governo do Estado Victoria, Jeff Kennett, que elogiou o primeiro-ministro e acusou Malcolm Turnbull de egoísmo e de colocar os seus interesses acima dos interesses públicos, ignorando as conquistas do actual Governo australiano.

Ver comentários
Saber mais Malcolm Turnbull líder do Partido Liberal Comunicações Tony Abbott Governo líder do Governo do Estado Victoria Jeff Kennett The Prime Ministership Zoe Kerry Packer política partidos e movimentos eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio