Notícia
Presidente francês anuncia investimentos de 109 mil milhões em IA
"É o equivalente para a França ao que os Estados Unidos anunciaram com o 'Stargate'", indica Macron.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou este domingo que a França vai investir "109 mil milhões de euros nos próximos anos" em inteligência artificial (IA).
"É o equivalente para a França ao que os Estados Unidos anunciaram com o 'Stargate'. É o mesmo relato", acrescentou o Presidente, na véspera da abertura de uma cimeira internacional sobre a IA em Paris.
Em meados de janeiro, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um investimento de 500 mil milhões de dólares em IA, no âmbito do plano "Stargate".
De acordo com o Presidente francês, trata-se de "investimentos que os Emirados Árabes Unidos vão fazer", de "grandes fundos de investimento americanos e canadianos", mas também de "empresas francesas", como os operadores de telecomunicações Illiad e Orange, bem como o grupo de eletrónica Thales.
Este montante inclui vários anúncios de investimento feitos nos últimos dias em torno dos centros de dados, os gigantescos edifícios que armazenam dados e fornecem as enormes capacidades de cálculo exigidas pela IA.
Na quinta-feira, o Eliseu anunciou que os Emirados Árabes Unidos iriam investir entre "30 e 50 mil milhões de euros" na construção de um centro de dados gigante - com uma capacidade de computação de até um gigawatt - como parte de um "campus" centrado na IA, o maior da Europa.
O fundo canadiano Brookfield também indicou na sexta-feira que queria investir 20 mil milhões de euros em França até 2030, incluindo 15 mil milhões de euros em novos centros de dados, com um megaprojeto em Cambrai com uma capacidade máxima de 1 gigawatt.
A empresa francesa Mistral AI anunciou este domingo que também iria investir vários milhares de milhões de euros para construir o seu próprio centro de dados em França.