Notícia
Donald Trump aplica tarifas de 25% às importações de aço e alumínio
Os metais são mais recentes visados das tarifas de Donald Trump. Presidente norte-americano anunciará taxas adicionais de 25% nas importações de aço e alumínio.
O presidente dos Estados Unidos afirmou este domingo que segunda-feira, 10 de fevereiro, vai impor tarifas de 25% em todas as importações de aço e alumínio. O anúncio foi feito por Donald Trump numa breve declaração aos jornalistas, a caminho da final do Super Bowl.
Para além destas medidas, Trump assegurou que, ao logo da semana, revelaria mais tarifas a uma vasta gama de países. Nesta segunda-feira, Pequim imporá tarifas recíprocas aos Estados Unidos, depois de a China ter sido a primeira visada na aplicação de taxas aduaneiras adicionais, que entraram em vigor a 4 de fevereiro.
Canadá e México também estavam na lista de países com tarifas prometidas por Trump para este mês, mas negociações entre os envolvidos fizeram com que a medida fosse adiada por 30 dias.
Este domingo, Olaf Scholz assegurou que Bruxelas pode reagir "dentro de uma hora" a possíveis tarifas dos Estados Unidos contra a União Europeia.
"Estamos prontos. Sim, é a resposta com a maior cautela diplomática e podemos atuar dentro de uma hora como União Europeia", sublinhou o chanceler alemão no primeiro debate eleitoral frente a frente com o seu rival conservador, Friedrich Merz, nas emissoras públicas ZDF e ARD, para as eleições legislativas de 23 de fevereiro.
As novas tarifas sobre aço e alumínio propostas por Trump poderão, mais uma vez, abalar os mercados financeiros globais, que têm oscilado nas últimas semanas à medida que o presidente norte-americano ameaça os parceiros comerciais da América com taxas adicionais.