Notícia
Preços na produção industrial aumentam 15,9% em outubro
Subida corresponde a uma aceleração de 2,5 pontos percentuais nos preços face a setembro. Subida dos preços do petróleo e da eletricidade foram as que mais contribuíram para o aumento da variação do índice geral de preços na produção industrial.
Os preços na produção industrial aumentaram 15,9% em outubro face a igual período do ano passado, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A subida corresponde a uma aceleração de 2,5 pontos percentuais nos preços face a setembro, para a qual terá contribuído a subida dos preços do petróleo e da eletricidade.
Os dados do INE revelam que os preços da energia aumentaram 50,6%, o que contribuiu para que a variação do índice geral de preços na produção industrial subisse 8,9 pontos percentuais. Também os preços dos bens intermédios registaram um crescimento de 14,9%, que teve um impacto de 5,5 pontos percentuais no índice de preços na produção industrial.
No que toca à variação mensal, o INE destaca que a energia "apresentou o contributo de maior intensidade, com 1,7 pontos percentuais", para a subida geral de 2,5% registada no índice de preços na produção industrial em comparação com setembro.