Notícia
Preços na produção industrial aceleram e sobem 18,7%
"Estes aumentos estão fortemente influenciados pela evolução dos preços da produção de eletricidade, assim como do petróleo e seus derivados, incluindo os produtos químicos", diz o Instituto Nacional de Estatística (INE)
O Índice de Preços na Produção Industrial aumentou 18,7%, em termos homólogos, em novembro, refletindo a evolução dos preços das matérias primas e da energia, revelou esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em outubro, os preços tinham subido 16,2%. Para o resultado de novembro todos os agrupamentos industriais deram contributos positivos, e mais expressivos do que no mês anterior.
"Estes aumentos estão fortemente influenciados pela evolução dos preços da produção de eletricidade, assim como do petróleo e seus derivados, incluindo os produtos químicos", explica o INE.
Nas indústrias transformadoras a variação foi de 14,4% em termos homólogos, com um contributo de 12,9 pontos. Na secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio a o contributo foi de 5,5 pontos devido a um aumento de 69,7%.
Excluindo o agrupamento da energia a variação dos preços foi de 9,9% (8,8% em outubro).
A variação mensal do índice agregado foi 1,6% (-0,5% em igual mês de 2020).
Notícia atualizada às 11:57 com mais informação.