Notícia
Pousadas de Portugal estima aumento da procura interna em 2002
A Enatur, empresa que gere as pousadas de Portugal, estima reforçar as vendas no mercado nacional, Espanha e França, «já que Itália vem denotando sinais de difícil recuperação», anunciou a empresa.
A taxa de ocupação das pousadas rondou os 45% no primeiro trimestre deste ano, «traduzido por um acréscimo de dormidas nacionais em 12% e uma estagnação das dormidas de estrangeiros na sua globalidade», refere a mesma fonte.
Os mercados japonês e brasileiro registaram subidas de 64,7% e 4,9%, respectivamente na procura de quartos das pousadas nacionais. As dormidas de cidadãos espanhóis cresceram 74,3% e o número de cidadãos franceses que pernoitaram nas pousadas subiu 20,8%.
A empresa estima ter compensado em parte a quebra de 10% de turistas estrangeiros depois dos acontecimentos de 11 de Setembro pela subida de 9% de turistas nacionais.
Segundo um comunicado da empresa baseado em dados da Direcção Geral de Turismo, «as pousadas reagiram melhor que a hotelaria nacional aos acontecimentos de 11 de Setembro, evidenciando uma tendência positiva de 6% contra 0,2% para a hotelaria nacional.