Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal está "bem preparado" para enfrentar crise política, diz João Leão

O ministro das Finanças afirma que esta crise não tem origem financeira ou orçamental, mas é sobretudo política.

Em 2020, a dívida pública atingiu 135,2% do PIB. A almofada de liquidez valia 17 mil milhões de euros.
Tiago Sousa Dias
05 de Novembro de 2021 às 09:53
  • 7
  • ...
João Leão, ministro das Finanças, afirmou esta sexta-feira que Portugal está "bem preparado" para enfrentar a crise política, que, diz, não tem origem em questões financeiras ou orçamentais. 

"Portugal não tem um problema de finanças públicas. Esta crise tem uma dimensão política", referiu esta sexta-feira na conferência Money Conference, organizada pelo Dinheiro Vivo, DN e TSF.

"É importante (...) darmos uma palavra de tranquilidade às famílias e empresas de que não estamos perante uma crise financeira e orçamental", referiu.

João Leão lembrou ainda que Portugal tem "condições de financiamento muito baixas" e que foi "o terceiro país que mais reduziu dívida desde 2015" na Europa. Isto numa altura em que está a "retomar a trajetória de convergência com a UE" em termos de crescimento económico. 

"De um ponto de vista orçamental e financeiro, Portugal chegou a esta crise bem preparado", rematou.

O Presidente da República anunciou na quinta-feira ao país que vai dissolver o Parlamento, uma decisão que propôs na quarta-feira ao Conselho de Estado e que obteve parecer favorável. Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que marcou as eleições legislativas antecipadas para 30 de janeiro.


(Notícia atualizada.)
Ver comentários
Saber mais João Leão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio