Notícia
Plano Tecnológico será aprovado quinta-feira
O ministro da Economia e da Inovação Manuel Pinho afirmou hoje que o Plano Tecnológico vai ser aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira e depois apresentado em sessão pública.
O ministro da Economia e da Inovação Manuel Pinho afirmou hoje que o Plano Tecnológico vai ser aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira e depois apresentado em sessão pública.
Manuel Pinho negou que o Plano tenha sido alvo de grandes alterações, em relação à versão do coordenador demissionário José Tavares afirmando que a dinamização do documento é da responsabilidade do Ministério da Economia e que se estava a trabalhar na versão final do texto.
Segundo a Lusa, o responsável recordou ainda que apesar da dinamização ser da responsabilidade do Ministério, o documento é do conjunto do governo e envolve vários Ministérios como o do Trabalho, da Administração Interna, do Ensino Superior e da Ciência e o da Justiça.
Durante a sua intervenção na primeira conferência anual da Ordem dos Economistas, o ministro da Economia afirmou que o Plano Tecnológico vai obedecer a três eixos principais: qualificação dos portugueses, aproximação de Portugal das fronteiras da tecnologia e imprimir um novo impulso à inovação.
Manuel Pinho referiu ainda que a execução do Plano Tecnológico está já em andamento desde Março de 2005 através de algumas medidas anunciadas pelo Governo.
Como exemplos referiu a colocação em prática da facturação electrónica, da empresa na hora, do inglês no ensino básico e do concurso para a criação de mais potência eólica.
"O Plano Tecnológico consagra estas medidas assim como um leque de outras acções que fazem parte do programa do governo e que serão colocadas em prática durante a legislatura", afirmou.
Na quinta-feira, Miguel Lebre de Freitas foi escolhido para responsável da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico, substituindo José Tavares, exonerado a seu pedido.