Notícia
PJ detém três cidadãos por crimes económicos
A Polícia Judiciária deteve três cidadãos por suspeita da prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, falsificação de documentos e, eventual, branqueamento. O esquema, que funcionava através de empresas fachada, lesou o Estado e
A Polícia Judiciária, através da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF), deteve três pessoas por suspeita da prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, falsificação de documentos e, eventual, branqueamento.
"Numa das vertentes da sua actuação, estes indivíduos – a quem são conhecidas relações de domínio de um elevado número de sociedades comerciais –, inseridos numa rede organizada, com carácter transnacional, utilizavam empresas de fachada – "missing traders" – (adquiridas ou constituídas para o efeito num esquema de importação de mercadorias - material informático), através do conhecido "modus operandi" designado vulgarmente por "carrossel de IVA", divulgou hoje a Judiciária em comunicado.
O esquema estava a ser liderado por um cidadão nacional e dois cidadãos sul-americanos que funcionariam como "testas de ferro". Os três elementos procediam também à emissão de facturação falsa, contra pagamento duma percentagem sobre o valor total facturado.
Segundo a PJ, o esquema lesou o Estado Português em centenas de milhar de euros. "As investigações prosseguem tendo em vista a identificação de outros intervenientes e a determinação do âmbito total dos prejuízos causados". salienta a polícia.