Notícia
Pires de Lima: Empresas devem privilegiar inovação em vez de salários baixos
O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu esta quarta-feira para Portugal um modelo de desenvolvimento industrial assente na inovação, em vez de modelos assentes em "competitividade de custos, em alguns casos com recurso a baixos salários".
A inovação "é seguramente o modelo que prefiro referenciar como exemplo, numa altura em que se continuam a discutir, e muitas vezes a apontar, modelos que procuram situar os países da Europa do sul como centros de competitividade de custos, em alguns casos com recursos a salários baixos", afirmou Pires de Lima.
O governante, que falava durante uma visita à farmacêutica Bial, na Trofa, sublinhou que o papel das empresas inovadoras "é absolutamente determinante" para a retoma da economia portuguesa.
"Numa altura em que nos confrontamos com a discussão do modelo de desenvolvimento industrial que queremos para Portugal, é especialmente caro ao Ministério da Economia e ao Governo português que o tema da inovação e do desenvolvimento seja um tema actual e prioritário nesta agenda", disse ainda.
Lembrou que é nas empresas inovadoras que há espaço para qualificar os recursos humanos, para as pessoas crescerem do ponto de vista de realização profissional e para criar e reter valor acrescentado em Portugal.