Notícia
PIB do Reino Unido cresce 0,1% no primeiro trimestre; abaixo do esperado
O PIB do Reino Unido aumentou 0,1% nos primeiros três meses deste ano, face ao trimestre anterior, tendo registado um incremento de 1% relativamente ao mesmo período do ano passado, anunciou hoje o Governo britânico.
Os analistas previam um crescimento trimestral do PIB na ordem dos 0,4%, depois deste indicador ter permanecido inalterado nos últimos três meses de 2001. Face ao período homólogo, as estimativas apontavam para uma progressão de 1,3%.
O crescimento homólogo do PIB britânico foi o mais baixo nos últimos 10 anos, limitado pelo abrandamento verificado no sector dos serviços, que representa cerca de dois terços da economia do Reino Unido, e que avançou 0,5%.
Os dados divulgados hoje sugerem que o Banco de Inglaterra poderá esperar mais algum tempo antes de iniciar um ciclo de subida das taxas de juro, para permitir a consolidação da retoma económica no Reino Unido.
A taxa directora do Banco de Inglaterra situa-se actualmente nos 4%, depois dos cortes de 200 pontos base realizados no ano passado, que impediram um abrandamento mais acentuado da economia britânica.
A instituição já deixou a entender que irá subir o preço do dinheiro este ano, para evitar o incremento das pressões inflacionistas na segunda maior economia da União Europeia (EU).