Notícia
Perdas no crédito podem chegar aos 945 mil milhões de dólares
O Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado hoje pelo FMI, aponta que a crise no mercado de crédito imobiliário está a alastrar a outros segmentos além do "subprime". O que poderá obrigar as instituições financeiras a contabilizar novas perda
O Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado hoje pelo FMI, aponta que a crise no mercado de crédito imobiliário está a alastrar a outros segmentos além do "subprime". O que poderá obrigar as instituições financeiras a contabilizar novas perdas que poderão ascender a 945 mil milhões de dólares (602 mil milhões de euros).
Depois de atingir o segmento de "alto risco", os problemas de incumprimento no crédito estão a chegar aos restantes empréstimos residenciais, para espaços comerciais, empréstimos ao consumo e às empresas, observa o relatório.
A este propósito, o FMI revisita os seus cálculos para as perdas relacionadas com "subprime" divulgadas em Outubro de 2007. A queda nos preços das casas e o aumento do incumprimento podem levar a perdas no crédito à habitação e investimentos relacionados de 565 mil milhões de dólares (360 mil milhões de euros). A conta inclui já "uma esperada deterioração dos empréstimos ‘prime’".
O relatório vai mais longe: "Se juntarmos outras categorias de empréstimos e instrumentos securitizados nos Estados Unidos, relacionados com espaços comerciais, crédito ao consumo e a empresas as perdas potenciais podem chegar aos 945 mil milhões de dólares".
"Estas estimativas, embora realizadas com base em informação imprecisa sobre as exposições e as avaliações, sugerem constrangimentos adicionais para o capital dos bancos e a amortização de novas perdas".