Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pensões unificadas da CGA demoram oito meses

Em 2019, a atribuição de pensões unificadas chegou a demorar quase 10 meses, ou seja, 11% do total de anos de vida saudável expectável para quem fez o pedido, conclui o TdC. Agora demoram oito meses e meio.

A pandemia cortou, pela primeira vez em décadas, a evolução da esperança média de vida. Em Portugal, este fenómeno provocou inclusive a diminuição da idade da reforma para os 66 anos e 4 meses.

Mas, neste 10.º cenário de cisne negro, os analistas do Banco Saxo estimam que a ciência prolongue a esperança média de vida em 25 anos, 'provocando crises éticas, ambientais e físicas de longo alcance'.

Neste cenário, 'a biomedicina consegue prolongar a vida humana, depois de comprovado que a alteração da genética de ratos de laboratório com células humanas consegue alargar em 30% a vida destes animais'.
João Cortesão
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) fez um esforço bem-sucedido para reduzir os tempos de atribuição das pensões, mas apesar disso a demora na atribuição das pensões unificadas, de pessoas que também descontaram para a Segurança Social, continuou a acentuar-se até pelo menos 2019, quando demorou em média 295 dias seguidos, conclui um relatório do Tribunal de Contas (TdC). Ou seja, quase dez meses.

...

Ver comentários
Saber mais CGA Caixa Geral de Aposentações Segurança Social Tribunal de Contas TdC trabalho salários e pensões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio