Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Nuno Santos é o novo secretário-geral do PS

O ex-ministro das Infraestruturas ganhou as diretas do PS com a maioria dos votos em 18 das 21 federações do Partido, incluindo no Porto, a maior, e também em Coimbra e Viseu. José Luis Carneiro já o felicitou pela vitória.

16 de Dezembro de 2023 às 21:50
  • 23
  • ...
Pedro Nuno Santos ganhou no Porto, a maior federação do partido, em Coimbra e Viseu, e será o próximo secretário-geral dos socialistas, ganhando a José Luís Carneiro, o seu principal opositor. 

Terminada a contagem dos votos, ex-ministro das Infraestruturas e Habitação saiu vitorioso em 18 das 21 federações. Pedro Nuno Santos arrecadou 24.080 votos, 62% do total; José Luís Carneiro 14.868 votos, 36%; e Daniel Adrião teve 382 votos, 1% do total. Elegeram, respectivamente, 909, 407 e 5 delegados para o congresso do partido, agendado para o início de janeiro. 

Os resultados foram anunciados já ao final da noite por Pedro do Carmo, presidente da comissão organizadora do Congresso. 


Nos dois dias de eleições internas votaram cerca de 40 mil militantes, incluindo nos ciclos de emigração e foram eleitos mais de 1400 delegados ao congresso que se realizará no início de janeiro. 


Elza pais foi reeleita presidente das mulheres socialistas 


José Luis Carneiro, que se encontrava no Hotel Altis a acompanhar os resultados da votação, dirigiu-se para o Largo do Rato, para a sede nacional do PS onde discursou. Em declarações aos jornalistas, o opositor de Pedro Nuno Santos afirmou que a sua candidatura deu "um grande exemplo de democracia, levando propostas e ideias, junto dos simpatizantes, militantes, e outros cidadãos de outros partidos que vieram ouvir". 

No primeiro dia das diretas socialistas, Pedro Nuno Santos tinha já ganho a votação em dez das 12 federações que foram a votos, incluindo na de Lisboa, conseguindo mais de 60% dos votos. José Luís Carneiro ganhou em Vila Real e no Oeste.

(notícia atualizada com mais informação e dados finais oficiais)
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio