Notícia
Pedidos de subsídios de desemprego aumentam inesperadamente nos EUA
Os novos pedidos de subsídios de desemprego nos Estados Unidos (EUA) aumentaram na semana passada para os 445 mil, face aos anteriores 444 mil, com o total de norte-americanos a receber subsídios a atingir um novo máximo desde 1983.
O número total de pessoas a receber subsídios de desemprego atingiu os 3,84 milhões no final da semana passada, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho dos EUA.
Os analistas previam em média que os novos pedidos de subsídios recuassem até aos 411 mil na semana passada. Desde o início do ano, estes pedidos atingiram em média os 410 mil por semana, face aos 408 mil apurados para o conjunto de 2001.
Estes dados sugerem que o mercado de trabalho norte-americano poderá não estar a acompanhar a recuperação verificada noutros sectores da maior economia mundial, como a produção industrial, que em Março registou a maior subida em 22 meses.
Os analistas receiam que caso o mercado de emprego não recupere, o poder de compra dos norte-americanos poderá degradar-se nos próximos meses, impedindo desse modo o aumento do consumo, que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) dos EUA.