Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PCP apela a convocação de eleições antecipadas

O PCP defendeu hoje junto do Presidente da República Jorge Sampaio a convocação de eleições antecipadas, disse Carlos Carvalhas, secretário geral do PCP, adiantando que uma possível aliança entre os partidos de esquerda «não está em cima da mesa».

20 de Dezembro de 2001 às 11:53
  • ...
O Partido Comunista Português (PCP) defendeu hoje junto do Presidente da República Jorge Sampaio a convocação de eleições antecipadas, disse Carlos Carvalhas, secretário geral do PCP, adiantando que uma possível aliança entre os partidos de esquerda «não está em cima da mesa».

«A demissão do primeiro-ministro e consequentemente do Governo aponta claramente para uma solução que é a realização de eleições antecipadas», afirmou Carlos Carvalhas à saída de uma reunião com Jorge Sampaio no Palácio de Belém.

O mesmo responsável considerou que o país necessita de uma solução governativa que não passe «nem pelo Cavaquismo», referindo-se ao antigo Governo do PSD liderado por Cavaco Silva, «nem pelo Guterrismo dos últimos anos».

Carlos Carvalhas disse que o PCP «combate essencialmente a direita», mas escusou-se a adiantar se o seu partido estaria disponível para enfrentar o cenário de eleições antecipadas em aliança com outras forças de esquerda, uma vez que essa questão «não está em cima da mesa».

O Bloco de Esquerda manifestou-se ontem disponível, pela voz de Luís Fazenda, à possibilidade de negociar alianças com os outros partidos políticos de esquerda, nomeadamente com o PS e o PCP, caso se concretize a provável convocação de eleições legislativas antecipadas por parte de Jorge Sampaio.

O líder do PCP recusou ainda a ideia que o seu partido esteja fragilizado após os resultados obtidos nas Autárquicas deste fim-de-semana, que resultaram na perda de Câmaras Municipais importantes para os comunistas, considerando que «estamos preparados» para enfrentar eleições antecipadas.

Até agora todas as forças políticas que se reuniram com Jorge Sampaio, nomeadamente o PCP, o CDS/PP, o Bloco de Esquerda e os Partido Ecologista os Verdes mostraram-se favoráveis à convocação de eleições antecipadas. O PR vai reunir ainda hoje com o PSD e o PS, no sentido de os auscultar sobre esta matéria.

Sampaio tem neste momento duas opções, sendo a primeira a nomeação de um novo Governo e a segunda, que é considerada a mais provável pelos analistas, a convocação de eleições legislativas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio