Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Papandreou pode fazer marcha atrás no referendo (act.)

O primeiro-ministro grego estará a ponderar abandonar a sua controversa proposta de submeter os gregos a um referendo sobre o euro.

03 de Novembro de 2011 às 11:15
  • 7
  • ...
George Papandreou pode fazer hoje marcha atrás e abandonar a ideia de convocar uma consulta popular que, por pressão dos parceiros europeus, a ser realizada terá de incidir sobre a permanência da Grécia no euro, e nunca sobre as condições impostas pela comunidade internacional para continuar a conceder empréstimos ao país.

Essa possibilidade está a ser avançada pela agência Bloomberg, que cita um responsável do Pasok, o partido no poder. Papandreou está neste momento reunido com os seus ministros, numa reunião de emergência convocada já esta manhã.

Hoje ficou a saber-se que também o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, é contra a realização de um referendo na Grécia em que, em jogo, esteja a permanência do país na Zona Euro. A informação foi avançada pela agência Bloomberg, que cita uma fonte próxima do ministro.

A demarcação do ministro das Finanças terá sido motivada pelo facto de o primeiro-ministro ter cedido à pressão dos seus parceiros europeus, que ontem exigiram que, a realizar-se um referendo, este vise clarificar a vontade dos gregos de permanecer no euro – e não as condições acordadas pela comunidade internacional para continuar a apoiar à Grécia. Essas, voltou ontem a deixar bem claro o presidente francês, Nicolas Sarkozy, não estão abertas a qualquer renegociação "decidida de forma unilateral".

Venizelos é o terceiro ministro do Governo de Papandreou a questionar a sua opção. Já antes, o ministro do Desenvolvimento, Michalis Chrysohoidis, e o da Saúde, Andreas Loverdos, mostraram ter reservas sobre a convocação de um referendo que corre inclusive o risco de não ter condições políticas para ser aprovado no parlamento, devido à falta de apoio da bancada do próprio Pasok (partido de Papandreou) podendo precipitar a queda do Governo já nesta sexta-feira, em que se vota mais uma moção de confiança.


Ver comentários
Saber mais papandreou marcha atrás referendo crise euro Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio