Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: O debate "esclarecedor", o adiamento da Fed e as compras da Altice

O debate entre o primeiro-ministro e o líder do PS marcou a actualidade nacional, enquanto nos mercados todas as atenções estiveram centradas na Fed, que optou por deixar no congelador a primeira subida de juros em nove anos.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 17 de Setembro de 2015 às 20:01
  • 1
  • ...

Um debate "esclarecedor". Foi o último debate entre António Costa e Passos Coelho e, segundo os próprios intervenientes, foi mais esclarecedor do que o anterior realizado nas televisões. A segurança social voltou a estar no centro do debate, que desta vez não teve José Sócrates como protagonista mas voltou a estar muito preso ao passado. António Costa prometeu aumentar todas as pensões mínimas, e recusou revelar como vai poupar cerca de 280 milhões de euros por ano com a introdução de uma condição de recursos nas prestações sociais. Passos Coelho aproveitou para atacar o líder do PS nesta matéria, que obrigou Costa recorrer ao Facebook para colocar os "Pontos nos is". No Negócios acompanhámos o debate ao minuto e apurámos se os factos e números revelados por Costa e Passos são verdadeiros ou falsos. André Veríssimo, director-adjunto do Negócios, considera que este foi um debate mais equilibrado. 

Fed não mexe nos juros. A Reserva Federal não contrariou as expectativas da maioria dos analistas e manteve a taxa de juro de referência nos Estados Unidos entre zero e 0,25%. A decisão foi quase unânime (apenas um membro do comité que fixa os juros votou a favor de uma subida) e o banco central liderado por Janet Yellen manteve a promessa de efectuar o primeiro aumento de juros em nove anos ainda em 2015. As expectativas apontam para que tal aconteça já em Outubro. Os mercados reagiram de foram positiva ao anúncio, com as bolsas a valorizarem.  

 

Altice continua às compras. A dona da PT Portugal continua a voragem das aquisições, sendo que estas estão a ganhar cada vez maior dimensão. A Altice anunciou esta quinta-feira a compra da Cablevision, num negócio de 17,7 mil milhões de dólares (15,7 mil milhões de euros) que fez disparar as acções da companhia norte-americana em 16%, para máximos de 2001. Com esta aquisição, a empresa liderada por Patrick Drahi passa a ser a quarta maior operadora de cabo nos Estados Unidos, com um total de 4,6 milhões de clientes. A Cablevision está presente sobretudo em Nova Iorque, tendo também presença nos media.

 

Mota-Engil procura solução para unidade africana. A Mota-Engil está à procura de uma solução para lidar com a queda das cotações das acções da Mota-Engil África em Bolsa. Segundo revelou o "chairman" da construtora, durante uma conferência do BPI com investidores e empresas cotadas, uma das hipóteses passa pela retirada da unidade africana da Bolsa de Amesterdão. Outra das alternativas para fazer face à queda de 55% das acções da MEA passa pelo aumento da liquidez através da venda de uma participação. O BPI acredita contudo que a melhor opção passará por uma fusão entre as duas construtoras.

 

Melhoria "ténue" na economia. A actividade económica registou em Julho uma melhoria "ténue", devido aos contributos positivos da indústria e dos serviços, e negativos da construção e obras públicas. A conclusão é do Instituto Nacional de Estatística, acrescentando que o consumo privado registou um crescimento homólogo menos acentuado e o FBCF, que mede a evolução do investimento, aumentou ligeiramente.


Syriza e Nova Democracia empatados. As várias sondagens que estão a ser divulgadas na Grécia continuam a apontar para um resultado muito renhido nas legislativas marcadas para 20 de Setembro. Um estudo realizado pela Universidade da Macedónia para a Skai TV e para o Kathimerini atribui 30% dos votos à Nova Democracia, com uma vantagem de meio ponto percentual face ao Syriza, enquanto outras sondagens apontam para uma vantagem ligeira do partido de esquerda. O instituto de estatísticas do país revelou esta quinta-feira que a taxa de desemprego desceu dois pontos percentuais para 24,6% e o BCE voltou a reduzir o limite máximo da linha de emergência aos bancos helénicos, para 88,9 mil milhões de euros.

 

Cimeira para crise dos refugiados. Vai decorrer a 23 de Setembro mais uma cimeira de líderes europeus para encontrar uma solução para responder à crise dos refugiados. O encontro acontecerá no dia seguinte a uma reunião dos ministros do Interior da União Europeia, que esta semana falharam um acordo para recolocar 120 mil pessoas que permanecem em campos de acolhimento em países como a Itália, Grécia ou Hungria. Já esta manhã, o Parlamento Europeu votou favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para lidar com a crise de refugiados, que passa pela imposição de quotas.

 

10 novidades do Salão Automóvel de Frankfurt. As marcas automóveis aproveitaram o Frankfurt Motor Show para efectuar mais de 200 lançamentos. Veja muitas fotografias sobre o evento e 10 novidades seleccionadas pelo Negócios. 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio