Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo plano de ajuda à Grécia divide líderes europeus

Numa coisa os líderes europeus estão de acordo: o plano de resgate precisa de ajustamentos. Falta saber se o resgate vai ser prolongado ou aumentado.

09 de Maio de 2011 às 11:21
  • ...
O governo de Angela Merkel defende que o prazo de reembolso do empréstimo à Grécia seja prolongado dos actuais sete anos e meio, antes de qualquer aumento do valor da ajuda, avança o jornal alemão "Die Welt".

As autoridades germânicas, citadas pelo "Die Welt", acusam a Grécia de "não estar a fazer o suficiente para reduzir as despesas públicas" previstas no plano de resgate aprovado em Abril de 2010.

Já o diário espanhol "El País" noticia que o plano de resgate vai, não só, ser prolongado mas aumentado. A publicação fala em mais 25 a 30 mil milhões de euros, a juntar aos 110 mil milhões de euros já aprovados.

O "El País" refere ainda que o novo plano deverá actualizar as actuais metas de redução do défice orçamental grego, que prevêem uma diminuição do défice dos 15,4%, em 2009, para 2,6% em 2014.

O ajustamento do plano de resgate grego pretende evitar que o país precise de reestruturar a dívida ou, mesmo, abandonar a Zona Euro, uma hipótese que estaria a ser ponderada pela Grécia, de acordo com a revista alemã "Der Spiegel".

Esta possibilidade foi prontamente desmentida por diversos membros da União Europeia e classificada de "estúpida", "absurda" e "alarmista". O membro do Banco Central Europeu, Ewald Nowotny, afirmou que a saída do euro é uma hipótese "técnica e economicamente inconcebível".
Os detalhes do novo plano de resgate à Grécia só serão conhecidos na próxima reunião do Eurogrupo a 16 de Maio, adiantou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, após a reunião de emergência de alguns ministros das Finanças da Zona Euro na passada sexta-feira.

Ver comentários
Saber mais Grécia ajuda Angela Merkel défice orçamental Zona Euro BCE Eurogrupo Jean-Claude Juncker
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio