Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu o sociólogo Paquete de Oliveira

O sociólogo José Manuel Paquete de Oliveira, de 79 anos, morreu este sábado no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado há dois dias, disse à Lusa fonte próxima da família.

Correio da Manhã
11 de Junho de 2016 às 15:37
  • ...

Natural do Funchal, Paquete de Oliveira, faleceu este sábado, 11 de Junho, disse à Lusa fonte próxima da família. Vítima de doença prolongada, completaria 80 anos no próximo dia 20 de Outubro.

Era professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, do qual se jubilara em 2006.

 

Doutorado em 1989, em Sociologia da Cultura e da Comunicação, através do ISCTE pela Universidade Técnica de Lisboa, foi - entre outras funções - provedor do telespectador na RTP. Foi também um dos proponentes da petição 'Pelo jornalismo, pela democracia".

"Casado e pai de dois filhos, depois de ter começado por ser padre, entre trajectos muito diversificados, Paquete de Oliveira dizia ter andado sempre ‘perto de jornais, rádio, televisão’, ‘uma vezes por dentro, outras por fora’. Com apenas 23 anos, foi chefe de redacção do Jornal da Madeira, onde permaneceu até 1966", escreve o Público.

Além do Jornal da Madeira, colaborou com o Diário de Notícias, do Funchal, Comércio do Funchal, Diário de Notícias, de Lisboa, Diário de Lisboa, Público, Jornal de Notícias e os semanários O Expresso e O Jornal, refere a Lusa.

Coordenou vários projectos científicos internacionais e, dos vários títulos que publicou refira-se, entre outros, "Media e crime", em parceria com Verónica Policarpo, "A Casa da Suplicação – Os ‘Lugares’ e ‘não lugares’ da Justiça, Tribunal da Relação de Lisboa. Uma Casa da Justiça com Rosto", "A Madeira na História. Ensaios sobre a Pré-Autonomia", "Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, em co-autoria Gustavo Cardoso e José Barreiros, e "A Democracia, os ‘Media’", acrescenta a agência.

Actualmente, Paquete de Oliveira era o provedor do leitor do jornal Público, função que assumiu em Dezembro de 2013. "Muitas vezes já pensei em escrever uma nota curricular sob este título: 'Fisicamente, morre-se uma única vez; socialmente, podemos morrer e nascer várias vezes'.", lê-se na nota de perfil – citada pela TVI – de quando aceitou ser provedor do leitor do jornal Público.

Ver comentários
Saber mais Paquete de Oliveira ISCTE Instituto Universitário de Lisboa Universidade Técnica de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio