Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu José Eduardo dos Santos

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, morreu esta sexta-feira. Estava em coma e internado em Barcelona desde 23 de junho.

José Eduardo dos Santos abandonou a presidência de Angola em setembro de 2017.
Manuel de Almeida/Lusa
08 de Julho de 2022 às 12:45
  • ...
O antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos morreu esta sexta-feira em Barcelona, avança a presidência de Angola.  

Na página de Facebook, a Presidência de Angola publicou um comunicado onde confirma o falecimento do antigo Chefe de Estado:

"O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10, hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença.

O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis.

O Executivo da República de Angola apresenta à família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar e apela à serenidade de todos neste momento de dor e consternação".

José Eduardo dos Santos tinha 79 anos e estava em coma desde 23 de junho na clínica Teknon, em Espanha.

O Presidente de Angola, João Lourenço, já decretou cinco dias de luto nacional, a começar no sábado, pela morte do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, que morreu hoje em Barcelona aos 79 anos.

"É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares", pode ler-se num decreto presidencial hoje assinado pelo chefe de Estado.

Segundo o decreto, o luto nacional começa às 00:00 de sábado, 9 de julho, e tem a duração de cinco dias, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.



Notícia em atualização
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio