Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mitt Romney aponta "baterias" a Obama após tripla vitória nas primárias

O ex-governador do Massachusetts, Mitt Romney, reforçou o seu estatuto de principal candidato à nomeação presidencial republicana com vitórias nas eleições primárias no Estado de Maryland, Washington D.C e Wisconsin.

04 de Abril de 2012 às 07:23
  • ...
No seu discurso de vitória, no Wisconsin, Romney ignorou por completo os seus adversários na corrida e dirigiu todas as críticas ao presidente democrata, Barack Obama, que qualificou de "liberal desligado da realidade", focando-se na economia.

Nas eleições de Novembro, afirmou, a "escolha básica" será entre Obama, que "disse que ia transformar a América e estabeleceu as fundações para uma sociedade centrada no governo" e políticas que restaurem uma sociedade "liderada por empresas e uma sociedade livres".

Romney chegou à noite de terça-feira claramente na frente da corrida à nomeação, com 566 delegados eleitos, necessitando 1.144 para assegurar a nomeação.

Santorum era o segundo classificado, com 263 delegados, seguindo-se o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich (140) e o congressista Ron Paul (67), segundo a contagem do site de informação política Real Clear Politics.

Com as vitórias de hoje, projectadas pelos media norte-americanos, soma quase 100 delegados: 37 no Maryland, 19 em Washington D.C. e 42 no Wisconsin.

Após a vitória, Romney traçou um cenário negro da governação Obama, apontando os recordes de desemprego, pobreza, a criação de empresas ao "nível mais baixo dos últimos 30 anos", enquanto a dívida nacional continua em máximos históricos e o elevado preço da gasolina a penalizar os rendimentos dos norte-americanos.

Apesar disto, afirmou, Obama "acredita que está a fazer um trabalho historicamente bom", "desligado da realidade" enquanto "voa no Air Force One com o seu staff adorador, verdadeiros crentes".

O caminho de Obama, de "atacar negócios e o sucesso", defendeu, leva a desemprego crónico, aumento da dívida pública e salários estagnados.

O líder na corrida republicana apelou aos próximos estados a votar para se unirem em torno da sua candidatura contra Obama, para o país poder "suspirar de alívio, restaurar a promessa e sonhar mais alto" depois das próximas presidenciais.

O próximo estado a votar será o Missouri, a 21 de abril, estando em jogo 52 delegados.

Seguem-se as importantes eleições de 24 de Março em Nova Iorque (95 delegados), Pensilvânia (72), Connecticut (28), Rhode Island (19) e Delaware (17).

Rick Santorum escolheu a cidade de Mars na Pensilvânia, o Estado que representou no Congresso Metade, para menorizar os resultados, que foram apenas "o pontapé de saída para a segunda parte" das primárias, em que outra metade dos delegados estará em jogo.





"A Pensilvânia e metade do país ainda não foram ouvidos. E nós vamos fazer campanha aqui e em todo país para assegurar que as suas vozes são ouvidas nos próximos meses", afirmou.

Com uma vitória na Pensilvânia, defendeu, "o campo torna-se diferente" em Maio, disse Santorum, traçando ainda o objectivo de ganhar no estado do Texas.

Ver comentários
Saber mais Primárias EUA Mitt Romney
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio