Notícia
Minuto a Minuto: O "filme" da noite das eleições nos Estados Unidos
Barack Obama será Presidente dos EUA durante os próximos quatro anos. As últimas projecções deram a vitória a Barack Obama na Pensilvânia e no Ohio, Estados decisivos (e indecisos). Os dois Estados, em conjunto com outros onde o democrata tinha vantagens mais alargadas, permitem a Obama arrecadar, para já, 303 votos para o colégio eleitoral. Eram necessários 270 para vencer as eleições. Resta agora saber a extensão da vitória democrata e se os resultados finais vão mostrar uma eleição próxima ou uma grande vantagem de Obama, como em 2008.
07 de Novembro de 2012 às 04:07
O Negócios vai acompanhar todos os minutos das eleições norte-americanas.
06h35 Estados Unidos aguardam discurso de vitória de Barack Obama.
05h59 Mitt Romney reconhece a derrota e discursa agora em Boston.
05h45 Barack Obama vence na Virgínia e alarga a distância em relação a Mitt Romney. O Estado representa 13 votos para o colégio eleitoral, dando 303 ao candidato democrata, mais 100 do que o rival republicano.
05h23 Obama garantiu mais nove votos ao vencer o Estado do Colorado. Acumula agora 290 votos eleitorais.
05h00 Apesar de as principais estações de televisão dos EUA darem como certa a eleição de Barack Obama depois de conquistar o Estado do Ohio, Mitt Romney ainda não admitiu a derrota.
A campanha de Romney acredita que ainda pode ganhar o Estado do Ohio e que ainda não está disponível para admitir a derrota.
04h51 Projecções da CNN mostram que Barack Obama venceu no Estado do Nevada (6 votos eleitorais).
Entretanto, as projecções para o Maine foram revistas de 3 votos eleitorais em 4 para 4 votos em 4.
04h35 Depois das projecções que dão o Ohio (18) a Obama, o democrata tem um total de 274 votos do colégio eleitoral garantidos. Romney continua com 201.
04h18 Segundo a CNN, Barack Obama vai ganhar três Estados: Iowa (6), Novo México (5) e Oregon (7), aumentando o seu total para 256. Do lado de Romney, a CNN projecta Missouri (10) para o republicano.
04h13 Actualmente, com as projecções já feitas pelas estações televisivas, Barack Obama nem sequer precisa de vencer na Florida ou no Ohio, dois dos Estados indecisos que mais votos do colégio eleitoral representam (18 e 29, respectivamente). A vantagem de Obama já é tal, que pode ganhar outros estados mais pequenos onde tem mais vantagem e ser reeleito.
04h05 Barack Obama passou à frente de Mitt Romney na contagem dos votos eleitorais. São 238 votos para Obama, contra 191 para Romney.
Tal como era esperado, Obama conseguiu os votos da Califórnia (55), Havai (4) e Washington (12). Idaho (4) e Montana (3) foram vencidos por Romney, segundo a CNN.
Wisconsin foi ganho pelo actual presidente dos EUA, enquanto a Carolina do Norte foi conquistada pelo republicano (10 votos no primeiro caso, 11 no segundo).
03h57 Com 82% dos votos contados, Barack Obama continua à frente de Mitt Romney no Ohio (50,2% contra 48,2%).
03h56 A Casa Branca confirmou que Barack Obama já abandonou a sua casa e segue agora para o Hotel Fairmont, onde ficará com a família até conhecer o resultado final das eleições. Só depois partirá para o Centro de Convenções de Chicago.
Já em Boston, sede de campanha de Romney, o ambiente é mais pessimista, segundo avança a CNN.
03h55 Minnesota e Arizona não trouxeram grandes surpresas para a noite eleitoral. No primeiro, Estado do norte dos EUA, Barack Obama sairá vencedor, segundo as projecções da CNN. São 10 votos eleitorais em jogo. Já no Arizona, Estado que conta com 11 votos, a vitória é de Mitt Romney. Com os novos números, Obama acumula 157 votos eleitorais e Romney 169. São precisos 270 para que haja um vencedor.
03h52 Caminhos para a vitória: se Barack Obama vencer na Florida deverá garantir a sua reeleição. As contas são do "The New York Times". O jornal norte-americano mostra que, caso Obama garanta os votos eleitorais em Estados que as sondagens davam como seguros para os democratas, entre os indecisos, basta uma vitória na Florida para Obama ser o novo Presidente dos EUA.
As portas começam a fechar-se para Mitt Romney, que tem cada vez menos caminhos possíveis para vencer. Segundo o NYT, existem 221 combinações possíveis para Obama ganhar e apenas 31 para Romney. Há quatro possibilidades de empate. Estas combinações traduzem-se em 86% de possibilidades de vitória para o candidato democrata.
A contagem de votos feita até agora (89%) continua a dar uma ligeira vantagem a Obama na Florida, com mais 16 mil votos que Romney.
03h20 Começa a dança dos comentadores nas televisões norte-americanas. Na conservadora Fox News, Bill O'Reilly, um dos principais apresentadores da estação, deu uma explicação que está a ser muito criticada nas redes sociais. "Obama vai ganhar porque isto já não é a América tradicional. Os brancos são uma minoria. As pessoas querem coisas", afirmou. "50% das pessoas... querem coisas."
03h10 A CNN avança que Barack Obama venceu em New Hampshire, Estado que representa quatro votos eleitorais.
03h06 A estação de televisão CNN ainda não consegue fazer projecções para os Estados de Iowa, Montana e Nevada. Contudo, já tem estimativas.
Em Iowa, a vitória é de Obama, com 52%, face a 46% de Romney. Este era um dos Estados onde havia um impasse entre os dois candidatos.
No Estado de Nevada, Barack Obama também vence, com 51% dos votos, em relação aos 45% obtidos pelo republicano, segundo as estimativas da CNN. Nas sondagens, nenhum candidato conseguia uma vitória clara neste Estado.
Já em Montana, Mitt Romney deverá levar a melhor, a crer nas estimativas da estação de televisão, conseguindo 53% dos votos contra 43% obtidos por Obama.
03h00 Tal como era esperado, Mitt Romney venceu o Estado de Utah, de acordo com as projecções oficiais da CNN.
02h47 A CNN acaba de projectar que Barack Obama deverá ganhar a Pensilvânia, um dos Estados "indecisos" que mais votos permite arrecadar para o colégio eleitoral (20). Nos últimos dias, a campanha de Romney tentou apostar em força na Pensilvânia, ao aperceber-se que seria difícil ganhar noutros grandes Estados indecisos, como Ohio.
02h35 O partido republicano deverá manter a maioria dos assentos na Câmara dos Representantes, segundo adianta a projecção da CNN.
Neste momento, segundo as contas da estação, o partido republicano alcança 83 assentos, mais do dobro dos 41 obtidos pelo partido democrata. Há 435 representantes a eleger.
02h30 Florida. Com mais de sete milhões de votos contados (82% do total), os dois candidatos seguem empatados. Separa-os apenas 636 votos.
02h19 Com estes últimos resultados, Romney perde em dois Estados interessantes: Michigan e Massachusetts. O primeiro foi onde nasceu, o segundo onde foi Governador durante quatro anos.
02h12 As mais recentes projecções da CNN dão a vitória a Romney em oito Estados: Kansas (6), Louisiana (8), Nebraska (3), Dakota do Norte (3), Texas (38), Wyoming (3), Mississippi (6). O que significa que o candidato republicano tem já garantidos um total de 152 votos para o colégio eleitora. As mesmas projecções mostram que Obama deverá vencer No Michigan (16), Nova Iorque (29) e Nova Jersey (14). O que dá um total de 123 votos a Obama.
Nenhum destes resultados representam uma alteração face à eleição presidencial de 2008 e, à excepção do Michigan, onde Romney nasceu, nenhum destes Estados estava em dúvida ou era classificado como "indeciso" nas sondagens das últimas semanas.
São necessárias 270 votos do colégio eleitoral para vencer as eleições. Há ainda 263 votos por decidir.
01h59 Obama continua ligeiramente à frente na Florida, com 49,7% dos votos, contra 49,5% para Romney. Se o democrata vencer na Florida seria uma surpresa em relação ás sondagens.
01h55 Mitt Romney é o vencedor entre os eleitores brancos. Obama é o escolhido entre os grupos étnicos, por uma larga margem. As conclusões são de uma sondagem da Reuters/Ipsos.
01h44 A CBS avança que o Estado da Virgínia suspendeu a divulgação de resultados eleitorais. O motivo, adianta a estação de televisão na página de Twitter, é que ainda há eleitores nas filas para a votação.
01h32 A escolha de Massachusets é Barack Obama. O antigo Estado governado pelo republicano Mitt Romney optou pelo candidato democrata para permanecer na Casa Branca. Algo que já era antecipado já nas sondagens e que tinha acontecido já em 2008.
01h30 Romney venceu, segundo as projecções da CNN, em Tennessee e Arkansas, 11 e 6 votos eleitorais, respectivamente. Não há surpresas nestes Estados. Quer isto dizer que, a esta altura, Romney segue em frente com 73 votos eleitorais contra 64 conseguidos por Obama.
01h25 As primeiras projecções oficiais dão a vantagem a Barack Obama sobre Mitt Romney em votos do colégio eleitoral. Segundo a CNN, o candidato já tem garantidos 64 votos contra os 56 do republicano. As últimas projecções deram oito Estados para Obama: Conneticut (7), Delaware (3), District of Columbia (3), Illinois (20), Maryland (10), Massachusetts (11), Maine (3), Rhode Island (4), num total de 61 votos. A estes é necessário ainda somar os três votos de Vermont, Estado também já projectado para o democrata.
As mesmas projecções mostram que Mitt Romney deverá ganhar Oklahoma e os seus sete votos eleitorais, bem como os 16 votos da Geórgia o que, somado às estimativas para outros Estados, lhe dão um total de 56, para já.
Até agora, estes resultados não representam qualquer surpresa em relação às sondagens das últimas semanas. Para os Estados indecisos – Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Florida – ainda não há projecções oficiais. E serão estas corridas a decidir o resultado destas eleições.
01h00 As urnas fecharam em 16 Estados norte-americanos. Alabama, Connecticut, Delaware, District of Columbia, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississippi, New Hampshire, Nova Jersey, Oklahoma, Pensilvânia, Rhode Island e Tennessee. São 140 votos eleitorais.
00h46 As projecções oficiais da CNN dão uma vitória de Mitt Romney na Carolina do Sul, permitindo-lhe arrecadar mais nove votos para o colégio eleitoral. Esta projecção coincide com as sondagens publicadas nas semanas que antecederam as eleições.
Apesar desta estimativa da CNN, na contagem de votos feita até agora, Obama está à frente de Romney, com 75% dos votos a seu favor.
00h44 Obama conquista 122 votos contra 25 de Romney numa votação fictícia realizada terça-feira à noite em Lisboa durante a "noite eleitoral" da embaixada dos Estados Unidos em Portugal, segundo noticia a agência Lusa.
O candidato democrata e Presidente cessante obteve 122 votos contra apenas 25 do candidato republicano Mitt Romney. Entre os 159 participantes nesta votação cinco votaram no "Homeland Party", partido que não existe e que, segundo disse uma fonte da embaixada à Lusa, é "uma brincadeira" dos funcionários da representação diplomática que num "sinal de camaradagem" votam na sua equipa.
Registaram-se ainda três votos no candidato do Libertarian Party, Gary Johnson, três votos no candidato do Green Party, Jill Stein, e um voto na candidata do Partido da Paz e da Liberdade, a atriz Roseanne Barr.
00h42 "São precisos voluntários neste momento para que toda a gente que está nas filas consiga votar. Respondam com 'Vapolls' e um organizador vai falar convosco". A mensagem relativa ao Estado da Virgínia está a circular e Ryan Lizza, correspondente em Washington da "The New Yorker", colocou-a no Twitter.
Também no Twitter, a página oficial de Barack Obama tem feito apelos para os votos. "Se está nas filas quando as urnas fecharam, continue nas filas. Poderá ajudar a fazer a diferença".
00h37 Os números preliminares da CNN mostram Barack Obama à frente na Florida, com 52% dos votos, contra 48% de Romney. As sondagens das últimas semanas davam o candidato republicano à frente do democrata. A Florida é um Estado decisivo, representando 29 votos para o colégio eleitoral. As mesmas previsões preliminares para a Virgínia (outro dos Estados indecisos) mostram Romney à frente de Obama, conseguindo 58% dos votos.
Estes números são baseados em informação muito parcelar e têm por base uma pequena percentagem dos votos.
00h30 Mesas de voto fecham na West Virginia, Carolina do Norte e Ohio.
As primeiras previsões oficiais da CNN dão vitória a Romney em West Virginia. Números preliminares nas sondagens à boca das urnas dão vitória a Obama no Ohio (51% contra 48%) e um empate na Carolina do Norte (49% contra 49%).
00h15 As sondagens à boca das urnas dão Obama e Romney empatados na Virgínia, com 49% para cada um. A Virgínia é um dos Estados decisivos, onde ambos os candidatos surgiam muito próximos nas sondagens
00h07 O jornalista da CNN, Peter Hamby, revelou em directo que as últimas sondagens feitas pela campanha de Mitt Romney mostravam Barack Obama à frente no Ohio por cinco pontos.
Recorde-se que Ohio representa 18 votos eleitorais e é um Estado decisivo para ganhar estas eleições. Nunca nenhum candidato republicano venceu as eleições presidenciais, sem ganhar o Estado do Ohio.
Estas sondagens internas normalmente não são divulgadas durante a campanha eleitoral.
00h02 Segundo as previsões da CNN, Barack Obama vence em Vermont (3 votos eleitorais) enquanto Mitt Romney é o vencedor em Kentucky (8 votos eleitorais). A CNN não tem ainda projecções para os restantes Estados cujas urnas encerraram pelas 0.00.
00h00 As urnas fecharam nos Estados da Georgia (16 votos eleitorais), Indiana (11 votos eleitorais), Kentucky (8 votos eleitorais), Vermont (3 votos eleitorais), Virgínia (13 votos eleitorais), Carolina do Sul (9 votos eleitorais). Total: 60 votos eleitorais.
23h54 Romney deu uma última entrevista aos jornalistas no seu avião privado, a caminho de Boston. O "The New York Times" refere que o candidato republicano pareceu "nostálgico, confiante e descansado". Alguns destaques da entrevista: "Para dizer a verdade, estou muito orgulhoso da nossa campanha. Nenhuma campanha é perfeita. Tenho a certeza que em qualquer campanha as pessoas podem apontar erros. Mas isso é a marca de qualquer coisa produzida pelo Homem", afirmou Romney.
Tem dois discursos escritos? "Acabei agora o discurso de vitória. Tem cerca de 1.118 palavras. Tenho a certeza que ainda vai mudar até o acabar, porque ainda não o mostrei à minha família, amigos e assessores para ver a sua reacção. Mas para já só escrevi um discurso."
No final da entrevista, já depois de Romney ter virado costas para se afastar, um dos jornalistas perguntou se o candidato gostava de ter passado mais tempo na parte de trás do avião, com a imprensa? Romney respondeu: "Sei qual seria o resultado disso. Mais coisas para me arrepender [risos]."
23h30 As primeiras mesas de voto no Indiana e no Kentucky começaram a fechar às 18 horas locais (23 horas de Lisboa), mas as urnas só encerram na totalidade dos territórios dos dois Estados uma hora depois.
O candidato republicano Mitt Romney está à frente. No Kentucky, Romney está à frente com 69,1% dos votos, enquanto o actual ocupante da Casa Branca segue com 29,5% dos votos contabilizados. A vitória de Romney era já praticamente certa neste Estado, sendo que as sondagens davam já 14 pontos percentuais de distância entre os candidatos. Este Estado conta com 11 votos eleitorais.
Já no Indiana, a distância é mais curta. 59,4% dos votos vão para Romney, enquanto Obama conta com 38,8%. A vitória do republicano também era dada como "provável".
23h27 A primeira vaga de sondagens à boca das urnas mostra um eleitorado mais alinhado com o Partido Republicano, face a 2008, quando Barack Obama venceu John McCain.
Segundo o "Washigton Post", a economia continua a ser o tema que mais preocupa os norte-americanos, mas mais eleitores diz opor-se a uma maior intervenção do Governo Federal.
Estas sondagens à boca das urnas não devem ser tomadas com estimativas para o resultado das eleições, já que os dados são ainda muito preliminares.
Leia aqui as notícias que o Negócios já escreveu sobre as eleições nos Estados Unidos.
06h35 Estados Unidos aguardam discurso de vitória de Barack Obama.
05h45 Barack Obama vence na Virgínia e alarga a distância em relação a Mitt Romney. O Estado representa 13 votos para o colégio eleitoral, dando 303 ao candidato democrata, mais 100 do que o rival republicano.
05h23 Obama garantiu mais nove votos ao vencer o Estado do Colorado. Acumula agora 290 votos eleitorais.
05h00 Apesar de as principais estações de televisão dos EUA darem como certa a eleição de Barack Obama depois de conquistar o Estado do Ohio, Mitt Romney ainda não admitiu a derrota.
A campanha de Romney acredita que ainda pode ganhar o Estado do Ohio e que ainda não está disponível para admitir a derrota.
04h51 Projecções da CNN mostram que Barack Obama venceu no Estado do Nevada (6 votos eleitorais).
Entretanto, as projecções para o Maine foram revistas de 3 votos eleitorais em 4 para 4 votos em 4.
04h35 Depois das projecções que dão o Ohio (18) a Obama, o democrata tem um total de 274 votos do colégio eleitoral garantidos. Romney continua com 201.
04h18 Segundo a CNN, Barack Obama vai ganhar três Estados: Iowa (6), Novo México (5) e Oregon (7), aumentando o seu total para 256. Do lado de Romney, a CNN projecta Missouri (10) para o republicano.
04h13 Actualmente, com as projecções já feitas pelas estações televisivas, Barack Obama nem sequer precisa de vencer na Florida ou no Ohio, dois dos Estados indecisos que mais votos do colégio eleitoral representam (18 e 29, respectivamente). A vantagem de Obama já é tal, que pode ganhar outros estados mais pequenos onde tem mais vantagem e ser reeleito.
04h05 Barack Obama passou à frente de Mitt Romney na contagem dos votos eleitorais. São 238 votos para Obama, contra 191 para Romney.
Tal como era esperado, Obama conseguiu os votos da Califórnia (55), Havai (4) e Washington (12). Idaho (4) e Montana (3) foram vencidos por Romney, segundo a CNN.
Wisconsin foi ganho pelo actual presidente dos EUA, enquanto a Carolina do Norte foi conquistada pelo republicano (10 votos no primeiro caso, 11 no segundo).
03h57 Com 82% dos votos contados, Barack Obama continua à frente de Mitt Romney no Ohio (50,2% contra 48,2%).
03h56 A Casa Branca confirmou que Barack Obama já abandonou a sua casa e segue agora para o Hotel Fairmont, onde ficará com a família até conhecer o resultado final das eleições. Só depois partirá para o Centro de Convenções de Chicago.
Já em Boston, sede de campanha de Romney, o ambiente é mais pessimista, segundo avança a CNN.
03h55 Minnesota e Arizona não trouxeram grandes surpresas para a noite eleitoral. No primeiro, Estado do norte dos EUA, Barack Obama sairá vencedor, segundo as projecções da CNN. São 10 votos eleitorais em jogo. Já no Arizona, Estado que conta com 11 votos, a vitória é de Mitt Romney. Com os novos números, Obama acumula 157 votos eleitorais e Romney 169. São precisos 270 para que haja um vencedor.
03h52 Caminhos para a vitória: se Barack Obama vencer na Florida deverá garantir a sua reeleição. As contas são do "The New York Times". O jornal norte-americano mostra que, caso Obama garanta os votos eleitorais em Estados que as sondagens davam como seguros para os democratas, entre os indecisos, basta uma vitória na Florida para Obama ser o novo Presidente dos EUA.
As portas começam a fechar-se para Mitt Romney, que tem cada vez menos caminhos possíveis para vencer. Segundo o NYT, existem 221 combinações possíveis para Obama ganhar e apenas 31 para Romney. Há quatro possibilidades de empate. Estas combinações traduzem-se em 86% de possibilidades de vitória para o candidato democrata.
A contagem de votos feita até agora (89%) continua a dar uma ligeira vantagem a Obama na Florida, com mais 16 mil votos que Romney.
03h20 Começa a dança dos comentadores nas televisões norte-americanas. Na conservadora Fox News, Bill O'Reilly, um dos principais apresentadores da estação, deu uma explicação que está a ser muito criticada nas redes sociais. "Obama vai ganhar porque isto já não é a América tradicional. Os brancos são uma minoria. As pessoas querem coisas", afirmou. "50% das pessoas... querem coisas."
03h10 A CNN avança que Barack Obama venceu em New Hampshire, Estado que representa quatro votos eleitorais.
03h06 A estação de televisão CNN ainda não consegue fazer projecções para os Estados de Iowa, Montana e Nevada. Contudo, já tem estimativas.
Em Iowa, a vitória é de Obama, com 52%, face a 46% de Romney. Este era um dos Estados onde havia um impasse entre os dois candidatos.
No Estado de Nevada, Barack Obama também vence, com 51% dos votos, em relação aos 45% obtidos pelo republicano, segundo as estimativas da CNN. Nas sondagens, nenhum candidato conseguia uma vitória clara neste Estado.
Já em Montana, Mitt Romney deverá levar a melhor, a crer nas estimativas da estação de televisão, conseguindo 53% dos votos contra 43% obtidos por Obama.
03h00 Tal como era esperado, Mitt Romney venceu o Estado de Utah, de acordo com as projecções oficiais da CNN.
02h47 A CNN acaba de projectar que Barack Obama deverá ganhar a Pensilvânia, um dos Estados "indecisos" que mais votos permite arrecadar para o colégio eleitoral (20). Nos últimos dias, a campanha de Romney tentou apostar em força na Pensilvânia, ao aperceber-se que seria difícil ganhar noutros grandes Estados indecisos, como Ohio.
02h35 O partido republicano deverá manter a maioria dos assentos na Câmara dos Representantes, segundo adianta a projecção da CNN.
Neste momento, segundo as contas da estação, o partido republicano alcança 83 assentos, mais do dobro dos 41 obtidos pelo partido democrata. Há 435 representantes a eleger.
02h30 Florida. Com mais de sete milhões de votos contados (82% do total), os dois candidatos seguem empatados. Separa-os apenas 636 votos.
02h19 Com estes últimos resultados, Romney perde em dois Estados interessantes: Michigan e Massachusetts. O primeiro foi onde nasceu, o segundo onde foi Governador durante quatro anos.
02h12 As mais recentes projecções da CNN dão a vitória a Romney em oito Estados: Kansas (6), Louisiana (8), Nebraska (3), Dakota do Norte (3), Texas (38), Wyoming (3), Mississippi (6). O que significa que o candidato republicano tem já garantidos um total de 152 votos para o colégio eleitora. As mesmas projecções mostram que Obama deverá vencer No Michigan (16), Nova Iorque (29) e Nova Jersey (14). O que dá um total de 123 votos a Obama.
Nenhum destes resultados representam uma alteração face à eleição presidencial de 2008 e, à excepção do Michigan, onde Romney nasceu, nenhum destes Estados estava em dúvida ou era classificado como "indeciso" nas sondagens das últimas semanas.
São necessárias 270 votos do colégio eleitoral para vencer as eleições. Há ainda 263 votos por decidir.
01h59 Obama continua ligeiramente à frente na Florida, com 49,7% dos votos, contra 49,5% para Romney. Se o democrata vencer na Florida seria uma surpresa em relação ás sondagens.
01h55 Mitt Romney é o vencedor entre os eleitores brancos. Obama é o escolhido entre os grupos étnicos, por uma larga margem. As conclusões são de uma sondagem da Reuters/Ipsos.
01h44 A CBS avança que o Estado da Virgínia suspendeu a divulgação de resultados eleitorais. O motivo, adianta a estação de televisão na página de Twitter, é que ainda há eleitores nas filas para a votação.
01h32 A escolha de Massachusets é Barack Obama. O antigo Estado governado pelo republicano Mitt Romney optou pelo candidato democrata para permanecer na Casa Branca. Algo que já era antecipado já nas sondagens e que tinha acontecido já em 2008.
01h30 Romney venceu, segundo as projecções da CNN, em Tennessee e Arkansas, 11 e 6 votos eleitorais, respectivamente. Não há surpresas nestes Estados. Quer isto dizer que, a esta altura, Romney segue em frente com 73 votos eleitorais contra 64 conseguidos por Obama.
01h25 As primeiras projecções oficiais dão a vantagem a Barack Obama sobre Mitt Romney em votos do colégio eleitoral. Segundo a CNN, o candidato já tem garantidos 64 votos contra os 56 do republicano. As últimas projecções deram oito Estados para Obama: Conneticut (7), Delaware (3), District of Columbia (3), Illinois (20), Maryland (10), Massachusetts (11), Maine (3), Rhode Island (4), num total de 61 votos. A estes é necessário ainda somar os três votos de Vermont, Estado também já projectado para o democrata.
As mesmas projecções mostram que Mitt Romney deverá ganhar Oklahoma e os seus sete votos eleitorais, bem como os 16 votos da Geórgia o que, somado às estimativas para outros Estados, lhe dão um total de 56, para já.
Até agora, estes resultados não representam qualquer surpresa em relação às sondagens das últimas semanas. Para os Estados indecisos – Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Florida – ainda não há projecções oficiais. E serão estas corridas a decidir o resultado destas eleições.
01h00 As urnas fecharam em 16 Estados norte-americanos. Alabama, Connecticut, Delaware, District of Columbia, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississippi, New Hampshire, Nova Jersey, Oklahoma, Pensilvânia, Rhode Island e Tennessee. São 140 votos eleitorais.
00h46 As projecções oficiais da CNN dão uma vitória de Mitt Romney na Carolina do Sul, permitindo-lhe arrecadar mais nove votos para o colégio eleitoral. Esta projecção coincide com as sondagens publicadas nas semanas que antecederam as eleições.
Apesar desta estimativa da CNN, na contagem de votos feita até agora, Obama está à frente de Romney, com 75% dos votos a seu favor.
00h44 Obama conquista 122 votos contra 25 de Romney numa votação fictícia realizada terça-feira à noite em Lisboa durante a "noite eleitoral" da embaixada dos Estados Unidos em Portugal, segundo noticia a agência Lusa.
O candidato democrata e Presidente cessante obteve 122 votos contra apenas 25 do candidato republicano Mitt Romney. Entre os 159 participantes nesta votação cinco votaram no "Homeland Party", partido que não existe e que, segundo disse uma fonte da embaixada à Lusa, é "uma brincadeira" dos funcionários da representação diplomática que num "sinal de camaradagem" votam na sua equipa.
Registaram-se ainda três votos no candidato do Libertarian Party, Gary Johnson, três votos no candidato do Green Party, Jill Stein, e um voto na candidata do Partido da Paz e da Liberdade, a atriz Roseanne Barr.
00h42 "São precisos voluntários neste momento para que toda a gente que está nas filas consiga votar. Respondam com 'Vapolls' e um organizador vai falar convosco". A mensagem relativa ao Estado da Virgínia está a circular e Ryan Lizza, correspondente em Washington da "The New Yorker", colocou-a no Twitter.
Também no Twitter, a página oficial de Barack Obama tem feito apelos para os votos. "Se está nas filas quando as urnas fecharam, continue nas filas. Poderá ajudar a fazer a diferença".
00h37 Os números preliminares da CNN mostram Barack Obama à frente na Florida, com 52% dos votos, contra 48% de Romney. As sondagens das últimas semanas davam o candidato republicano à frente do democrata. A Florida é um Estado decisivo, representando 29 votos para o colégio eleitoral. As mesmas previsões preliminares para a Virgínia (outro dos Estados indecisos) mostram Romney à frente de Obama, conseguindo 58% dos votos.
Estes números são baseados em informação muito parcelar e têm por base uma pequena percentagem dos votos.
00h30 Mesas de voto fecham na West Virginia, Carolina do Norte e Ohio.
As primeiras previsões oficiais da CNN dão vitória a Romney em West Virginia. Números preliminares nas sondagens à boca das urnas dão vitória a Obama no Ohio (51% contra 48%) e um empate na Carolina do Norte (49% contra 49%).
00h15 As sondagens à boca das urnas dão Obama e Romney empatados na Virgínia, com 49% para cada um. A Virgínia é um dos Estados decisivos, onde ambos os candidatos surgiam muito próximos nas sondagens
00h07 O jornalista da CNN, Peter Hamby, revelou em directo que as últimas sondagens feitas pela campanha de Mitt Romney mostravam Barack Obama à frente no Ohio por cinco pontos.
Recorde-se que Ohio representa 18 votos eleitorais e é um Estado decisivo para ganhar estas eleições. Nunca nenhum candidato republicano venceu as eleições presidenciais, sem ganhar o Estado do Ohio.
Estas sondagens internas normalmente não são divulgadas durante a campanha eleitoral.
00h02 Segundo as previsões da CNN, Barack Obama vence em Vermont (3 votos eleitorais) enquanto Mitt Romney é o vencedor em Kentucky (8 votos eleitorais). A CNN não tem ainda projecções para os restantes Estados cujas urnas encerraram pelas 0.00.
00h00 As urnas fecharam nos Estados da Georgia (16 votos eleitorais), Indiana (11 votos eleitorais), Kentucky (8 votos eleitorais), Vermont (3 votos eleitorais), Virgínia (13 votos eleitorais), Carolina do Sul (9 votos eleitorais). Total: 60 votos eleitorais.
23h54 Romney deu uma última entrevista aos jornalistas no seu avião privado, a caminho de Boston. O "The New York Times" refere que o candidato republicano pareceu "nostálgico, confiante e descansado". Alguns destaques da entrevista: "Para dizer a verdade, estou muito orgulhoso da nossa campanha. Nenhuma campanha é perfeita. Tenho a certeza que em qualquer campanha as pessoas podem apontar erros. Mas isso é a marca de qualquer coisa produzida pelo Homem", afirmou Romney.
Tem dois discursos escritos? "Acabei agora o discurso de vitória. Tem cerca de 1.118 palavras. Tenho a certeza que ainda vai mudar até o acabar, porque ainda não o mostrei à minha família, amigos e assessores para ver a sua reacção. Mas para já só escrevi um discurso."
No final da entrevista, já depois de Romney ter virado costas para se afastar, um dos jornalistas perguntou se o candidato gostava de ter passado mais tempo na parte de trás do avião, com a imprensa? Romney respondeu: "Sei qual seria o resultado disso. Mais coisas para me arrepender [risos]."
23h30 As primeiras mesas de voto no Indiana e no Kentucky começaram a fechar às 18 horas locais (23 horas de Lisboa), mas as urnas só encerram na totalidade dos territórios dos dois Estados uma hora depois.
O candidato republicano Mitt Romney está à frente. No Kentucky, Romney está à frente com 69,1% dos votos, enquanto o actual ocupante da Casa Branca segue com 29,5% dos votos contabilizados. A vitória de Romney era já praticamente certa neste Estado, sendo que as sondagens davam já 14 pontos percentuais de distância entre os candidatos. Este Estado conta com 11 votos eleitorais.
Já no Indiana, a distância é mais curta. 59,4% dos votos vão para Romney, enquanto Obama conta com 38,8%. A vitória do republicano também era dada como "provável".
23h27 A primeira vaga de sondagens à boca das urnas mostra um eleitorado mais alinhado com o Partido Republicano, face a 2008, quando Barack Obama venceu John McCain.
Segundo o "Washigton Post", a economia continua a ser o tema que mais preocupa os norte-americanos, mas mais eleitores diz opor-se a uma maior intervenção do Governo Federal.
Estas sondagens à boca das urnas não devem ser tomadas com estimativas para o resultado das eleições, já que os dados são ainda muito preliminares.
Leia aqui as notícias que o Negócios já escreveu sobre as eleições nos Estados Unidos.