Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro da Indústria japonês planeia demitir-se

Banri Kaieda vai renunciar ao seu cargo, mas antes irá alterar parte da estrutura política do país.

05 de Agosto de 2011 às 15:54
  • ...
O Ministro da Indústria do Japão, Banri Kaieda, vai abandonar o seu cargo, porém pretende substituir três funcionários encarregues da política energética e irá separar a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Esta última decisão é justificada pelos jogos de interesse que afectam a actual estrutura, pois o Ministério tem um duplo papel de promover e regular a indústria nuclear. Este conflito teve maior destaque quando, na semana passada, se descobriu que a Agência de Segurança Nuclear e Industrial pediu às “utilities” que influenciassem a opinião pública sobre a energia nuclear.

Em entrevista à Bloomberg, o Ministro explicou que, até ao desastre de Fukushima, houve numerosos relatórios de segurança falsos e acidentes fatais que foram escondidos. Desta forma, ainda antes de terminar as suas funções como Ministro da Industria, vai “fazer mais umas limpezas” de forma a eliminar este tipo de situações.

Assim, o seu plano prevê a demissão de três altos responsáveis do sector nuclear: o vice-ministro da Economia, Kazuo Matsunaga; o director-geral da Agência de Recursos Naturais e Energia Tetsuhiro Hosono; e o director-geral da Agência de Segurança Industrial, Nobuaki Terasaka.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio