Notícia
Ministro argentino da Economia demite-se
O ministro argentino da Economia, Martin Lousteau, demitiu-se depois de menos de cinco meses no cargo, noticia hoje a BBC.
O ministro argentino da Economia, Martin Lousteau, demitiu-se depois de menos de cinco meses no cargo, noticia hoje a BBC.
Lousteau foi responsável pelo aumento da taxa sobre as exportações de soja, o que despoletou uma greve de três semanas por parte dos agricultores argentinos, que resultou numa escassez generalizada de alimentos, já que os bloqueios de estradas impediram a entrega de carne de bovino, galinha e produtos agrícolas.
Os agricultores ameaçaram voltar à luta e erguer novas barricadas se o governo argentino não fizer concessões quanto ao aumento da referida taxa.
Esta foi a maior crise que Cristina Fernandez teve de enfrentar desde que assumiu a liderança do país, em Dezembro.
Com 36 anos, Lousteau foi o membro mais novo do gabinete da presidente Cristina Fernandez.
Segundo a BBC, este governante entrou também em desacordo com outros ministros relativamente à inflação e ao direccionamento da economia do país. Lousteau, cuja demissão ainda não foi oficialmente anunciada, deverá ser substituído por Carlos Fernandez, responsável pela administração fiscal do país.
Martin Lousteau foi um dos poucos novos rostos na administração de Cristina Fernandez, que manteve a maioria dos ministros que já vinham da administração do seu marido, o ex-presidente Nestor Kirchner.