Notícia
Mibel arranca antes de 30 de Junho de 2005
O Mibel deverá arrancar até 30 de Junho de 2005. Esta é a data que consta da proposta de acordo entre Portugal e Espanha que será discutida e, em princípio aprovada, na cimeira luso-espanhola de Santiago de Compostela, a 1 de Outubro, confirmou ao Jornal
O Mercado Ibérico de Electricidade (Mibel) deverá arrancar até 30 de Junho de 2005. Esta é a data que consta da proposta de acordo entre Portugal e Espanha que será discutida e, em princípio aprovada, na cimeira luso-espanhola de Santiago de Compostela, a 1 de Outubro, confirmou ao Jornal de Negócios Online fonte oficial do Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho.
Segundo a mesma fonte, há ainda aspectos da proposta de acordo entre os dois países que não foram fechados, sem adiantar quais.
A informação de que o início do Mibel vai ser fixado pelos dois governos em Junho de 2005 foi avançada pela agência Reuters citando fontes espanholas.
O anterior acordo entre os dois países, da cimeira de 2003, previa que o Mibel arrancasse em Abril de 2004, data que não foi cumprida. As mudanças políticas nos dois países foram o argumento então invocado, mas mais recentemente os ministros com a tutela da pasta, Álvaro Barreto e José Montilla, admitiram que os anteriores calendários eram demasiado optimistas face ao trabalho de harmonização que tem ainda de ser feito entre os dois países, a vários níveis.