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Mercado publicitário português deverá crescer 14% em 2004

O investimento publicitário deverá crescer 14% até final do ano, de acordo com um estudo da central de meios OMD que prevê que, em 2005, o mercado continue a subir a níveis superiores aos da economia.

06 de Setembro de 2004 às 19:09
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O investimento publicitário deverá crescer 14% até final do ano, de acordo com um estudo da central de meios OMD que prevê que, em 2005, o mercado continue a subir a níveis superiores aos da economia.

De acordo com o relatório do grupo OMD, a que a agência Lusa teve acesso, o investimento dos anunciantes deverá totalizar 761 milhões de euros, ou seja, deverá crescer 14% face aos 667,6 milhões de euros registados no ano passado.

Este aumento esperado revê em alta a estimativa apresentada no final de 2003 que apontava para um crescimento para este ano na ordem dos 7,5 a 10%.

Os novos valores remetem o mercado para os níveis alcançados em 2000, altura em que o investimento publicitário alcançou os 755 milhões de euros, ao que seguiu uma quebra em 2001 para 710 milhões e em 2002 para 645 milhões de euros.

Segundo o mesmo estudo da OMD, todos os meios de comunicação registarão, no final deste ano, um crescimento superior a 5 por cento, à excepção do cinema, que mantém o investimento de 2003 (cerca de 4,2 milhões de euros).

A maior subida relativa foi protagonizada pela televisão por cabo (35%) que passa de 19,7 milhões de euros recebidos em 2003 para os quase 27 milhões de euros este ano.

A central de meios aponta como principais razões desta subida o aumento do número de canais e a maior segmentação do público-alvo, garantindo que este crescimento não implica um desvio dos investimentos dos canais generalistas para as televisões por cabo.

Em termos absolutos, o maior crescimento de investimento publicitário será sentido pelas estações generalistas de televisão (RTP, SIC e TVI) que arrecadam, este ano, mais 33 milhões de euros (mais 10%) que os 327,9 milhões de euros alcançados no ano passado.

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