Notícia
Meio Governo vai reunir-se com a Comissão Europeia
A reunião de quarta-feira em Bruxelas entre a "Comissão Barroso" e o Governo português irá "naturalmente" centrar-se no programa de ajustamento, mas abordará matérias como política industrial e fundos comunitários, indicou esta segunda-feira um porta-voz do executivo comunitário.
Lembrando que é a primeira vez que o colégio da Comissão Europeia liderado por José Manuel Durão Barroso se reúne com uma delegação do Governo português encabeçada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e composta por diversos ministros do executivo, Olivier Bailly disse hoje durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário que "a discussão irá naturalmente focar-se no programa de ajustamento português e no aprofundamento da União Económica e Monetária", enquanto forma de "promover o crescimento e o emprego tanto em Portugal como na Europa".
"A política industrial e a agenda da competitividade, assim como a preparação do quadro financeiro para 2014-2020, serão também discutidos", disse, acrescentando que, no final da reunião entre os dois executivos, haverá uma conferência de imprensa conjunta.
Na sua deslocação a Bruxelas, Passos Coelho far-se-á acompanhar dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, Finanças, Maria Luís Albuquerque, Justiça, Paula Teixeira da Cruz, Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, Economia, Pires de Lima, e Ambiente, Moreira da Silva, e ainda pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, indicou à agência Lusa fonte do executivo.
Este encontro de trabalho do Governo português em Bruxelas, que acontece a convite da Comissão, começará com um encontro, por volta das 11:00, entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o chefe do executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso, e, paralelamente, com reuniões entre os seis ministros e os comissários europeus dos respectivos sectores.
Para as 12h00 está prevista uma reunião alargada entre a delegação do executivo português e o colégio de comissários, seguindo-se um almoço de trabalho. À tarde, às 16h00, está agendado um encontro de Pedro Passos Coelho com o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e, por volta das 18h00, o primeiro-ministro português irá reunir-se com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.
(Notícia actualizada às 17h57 com mais detalhes de agenda)