Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Massa Monetária da Zona Euro cresce para 5,2% em Abril

O crescimento da massa monetária da Zona Euro, ou M3, acelerou para os 5,2% em Abril, depois de situar-se nos 5,1% no mês anterior, indiciando o aumento das pressões inflacionistas na zona da moeda única, anunciou o BCE em comunicado.

30 de Maio de 2001 às 10:03
  • ...
O crescimento da massa monetária da Zona Euro, ou M3, acelerou para os 5,2% em Abril, depois de situar-se nos 5,1% no mês anterior, indiciando o aumento das pressões inflacionistas na zona da moeda única, anunciou o Banco Central Europeu (BCE) em comunicado.

O M3, que funciona como indicador avançado relativamente à inflação da Zona Euro, continuou a afastar-se do objectivo de 4,5% traçado pelo BCE.

O presidente da autoridade monetária europeia, Wim Duisenberg, afirmou recentemente que os últimos dados relativos ao M3 estavam «distorcidos para cima», pelo que seriam revistos pelo BCE até final do corrente ano.

No dia 10 de Maio, o BCE baixou a sua taxa directora, ou REFI, em 25 pontos base para os 4,5%, na tentativa impulsionar o crescimento da economia europeia, adiantando que o aumento da inflação da Zona Euro ao longo dos últimos meses se devia a efeitos temporários e que os preços deveriam descer no médio prazo.

Quando os juros descem, os particulares e as empresas podem recorrer a financiamentos a um custo mais baixo, o que estimula o consumo e o investimento. No entanto, este medida pode também levar a um crescimento das pressões inflacionistas, devido ao aumento da procura.

Em Abril, a inflação da Zona Euro progrediu para os 2,9%, acima da meta de 2% traçada pelo BCE.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio