Notícia
Maria Luís Albuquerque vê "sinais de optimismo em Portugal"
A ministra das Finanças diz que um incumprimento da Grécia, ou a saída do país da Zona Euro, seria preocupante. Contudo, à Bloomberg, lembra que Portugal tem uma "almofada" para fazer face a eventos negativos.
Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, afirma que "há sinais de optimismo em Portugal". À Bloomberg, nota que o investimento está novamente a aumentar, mas ainda é preciso fazer mais. Há, acredita, necessidade de reformas, não sendo possível contar apenas com o programa de compras do BCE. E não esquece a Grécia: "ficaria preocupada" com um incumprimento grego.
"O investimento está a voltar", diz Maria Luís Albuquerque, numa entrevista concedida à Bloomberg, em que destacou a evolução positiva de Portugal. Mas "há necessidade de uma reforma do sistema de pensões" no país, defende, lembrando que as reformas dos países da Zona Euro têm de continuar. "Não podemos esperar que o BCE faça tudo", rematou a ministra das Finanças.
O BCE está, com as compras de activos, "realmente" a fazer tudo o que pode para salvar o euro, lembrou Maria Luís Albuquerque, mas a Grécia é ainda uma ameaça à moeda única. "Não há plano B" para a Grécia, diz, acrescentando que "ficaria muito preocupada" se o país entrasse numa situação de incumprimento.
Contudo, Portugal está preparado para uma eventual tensão nos mercados. "Portugal tem uma almofada pronta para qualquer evolução negativa dos mercados", diz a ministra das Finanças. Esta almofada não é por causa da Grécia, mas sim porque "pode haver, ainda, eventos que perturbem os mercados e nós queremos estar confortáveis", remata.