Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: Manutenção do rating pela DBRS é o esperado até haver decisão sobre défice

O Presidente da República considerou esta sexta-feira que a manutenção do rating atribuído a Portugal pela agência de notação financeira DBRS é o esperado até haver uma decisão europeia sobre a saída do procedimento por défice excessivo.

Enquanto nos bastidores, Domingues, Centeno, Costa e Marcelo mantinham conversas sobre a entrega de declaração no TC, a lei aprovada em Conselho de Ministros a 8 de Junho era analisada em Belém. No dia 21, Marcelo promulga a alteração ao EGP e nove dias depois faz um comunicado a anunciar a decisão e a justificá-la. O comunicado centra-se apenas na excepção para os salários e omite a discussão tida em privado sobre a publicitação do património.
21 de Abril de 2017 às 19:53
  • ...

"Era o que se esperava, até haver uma decisão sobre a saída do procedimento por défice excessivo não é de esperar que as agências subam o rating. Depois de haver uma decisão, se for positiva, como é de esperar, aí, a seguir ao Verão, é que poderá haver boas notícias", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, durante uma visita à Mesquita de Lisboa.

 

O chefe de Estado aproveitou para referir que "hoje chegaram notícias boas, como uma previsão do ISEG de crescimento de 2,4% para o primeiro trimestre", que no seu entender é até "um pouco excessiva", mas "em qualquer caso mostra uma tendência positiva", e recomendou: "Vamos esperar pelo fim do Verão".

 

A agência de notação financeira DBRS anunciou hoje que decidiu manter o rating atribuído a Portugal em 'BBB' (baixo), o primeiro nível de investimento acima do 'lixo', com perspectiva estável.

 

A DBRS justificou a manutenção do rating com factores positivos, ligados ao cumprimento das regras europeias, mas também negativos, alertando que se colocam "desafios significativos" a Portugal, como os "níveis elevados de endividamento público e empresarial, um crescimento potencial baixo e pressões orçamentais".

 

Questionado sobre se contava com uma subida do rating, o Presidente da República respondeu que "não, o que se esperava era a manutenção da situação actual", e reafirmou que só deverá haver uma melhoria de perspectiva "quando houver uma saída do procedimento por défice excessivo". 

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa DBRS Portugal política orçamento rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio